1º trimestre: Genéricos já detêm 27,3% do mercado brasileiro de medicamentos

Da Redação

Os medicamentos genéricos alcançaram a marca histórica de 27,3% de participação de mercado no primeiro trimestre de 2013. No mesmo período do ano passado, o market share dos genéricos era de 25,8%.

De acordo com a Associação Brasileira de Medicamentos Genéricos (PróGenéricos), o consumo registrado entre janeiro a março foi de 176,5 milhões de unidades, volume 15,5% superior no mesmo período do ano passado que ficou 152,8 milhões. Em valores, as vendas do setor movimentaram R$2,9 bilhões nos três primeiros meses de 2013. O montante é 21% superior aos R$2,4 bilhões aferidos no primeiro trimestre do ano passado.

O mercado farmacêutico total, incluindo todas as categorias de medicamentos, também apresentou crescimento no trimestre. As vendas totais da indústria farmacêutica brasileira somaram 657,8 milhões de unidades no período, montante 9,8% superior ao registrado no primeiro trimestre de 2012, que foi de 598,7 milhões.

Os dados permitem concluir que a evolução da indústria de genéricos foi 55% superior ao desempenho do setor farmacêutico como um todo.

Ao excluir a participação dos genéricos nas vendas da indústria farmacêutica brasileira, o crescimento do setor foi menor, 8,4% em unidades. Em valores, o desempenho chega a ser negativo em 2,8% sem a contabilização das vendas de genéricos. Os dados são do IMS Health, instituto de pesquisa que audita as vendas do setor farmacêutico no Brasil e no mundo.

Fonte: Agência IN (Investimentos e Notícias) – SP



Deixe uma resposta