História

O sonho da Febrafar teve início a partir do encontro do então presidente da Faesp, Edison Tamascia, com o gestor da rede de farmácias Farmaster, José Abud Neto. Juntos vislumbraram uma ideia que viria a mudar a dinâmica do varejo farmacêutico brasileiro. Depois de muitas idas e vindas, em fevereiro de 2000, em um espaço cedido pela Eurofarma, eles criaram a Febrafar.

Logo em seu início, foi realizado um encontro entre redes associadas de todo o país para formalizar a ideia. O evento contou com debates e palestras sobre medicamentos genéricos e similares – assunto muito discutido nesse período –, indicando os rumos da Federação, que sempre teve como princípio básico levar informação de mercado aos associados para que pudessem antecipar tendências e se manter competitivos mesmo diante das guinadas que o mercado costuma dar.

Ao longo dos 17 anos de atuação, a Febrafar teceu redes de relacionamento que permitem entregar aos filiados informações e tendências que moldaram e continuarão a moldar o mercado em um futuro próximo, desenvolveu ferramentas estratégicas que permitem uma gestão mais assertiva e competitiva e incentivou e possibilitou a qualificação profissional de centenas de associados e seus colaboradores.

Além disso, promoveu o estreitamento de relações com diferentes elos da cadeia farmacêutica, por meio de eventos de grande sucesso. Com o apoio dessa estrutura-mãe, pequenos e médios empresários alcançaram degraus nunca almejados, de tão distantes que lhes pareciam. Com auxílio a cada passo dado, até sonhos que nunca antes foram sonhados tornaram-se realidade.

Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias.

Conheça os materiais publicados pela Febrafar, contendo práticas bem sucedidas.

O associativismo é uma metodologia aplicável em empresas de qualquer segmento econômico.

Acompanhe a agenda de eventos da Federação ao longo do ano.

Confira algumas leis, decretos, e resoluções do mercado farmacêutico.

Atualmente são mais de 77,4 mil farmácias e drogarias em todo o Brasil.