Varejo Farmacêutico

As farmácias e drogarias são o principal canal de dispensação de remédios para a população brasileira. Nos próximos anos, o Brasil deve continuar a vivenciar o crescimento intenso no mercado de consumo de medicamentos, acompanhando o cenário mundial

De acordo com a QuintilesIMS, que audita o mercado farmacêutico global, no Brasil, há mais de 77,4 mil farmácias e drogarias. A expansão das redes de farmácias e drogarias ocorreu na década de 80, a partir da informatização dos estoques dos pontos-de-venda (PDV’s) e da diminuição no número médio de funcionários por loja.

Redes Associativistas

O associativismo já é uma realidade com resultados impressionantes. Em faturamento, a Febrafar já representa em torno de 10,4% do mercado (base: 2016). Atreladas a uma bandeira, as farmácias associativistas vêm se estruturando e se organizando desde 1994, quando começaram a enfrentar com profissionalismo e poder de barganha os desafios de um mercado regulado e em constante transformação.

Ano após ano, as lojas vêm, por meio de ações estratégicas, aprimorando sua atuação e fortalecendo a sua marca em sua área de influência. Ao aliar-se ao associativismo, as redes conseguem otimizar a gestão, reduzir custos e competir de forma profissionalizada.

Além da diversificação no número de produtos comercializados e da ampla oferta de serviços, as farmácias associativistas vêm passando por um constante processo de modernização, em diversos setores do estabelecimento

Competitividade

Entre as alternativas encontradas pelo pequeno varejo, destacam-se:

  • Fomento a uma política de melhoria nos preços;
  • Otimização na qualidade de atendimento;
  • Promoção de serviços adicionais;
  • Diversificação do mix de produtos;
  • Utilização de eficientes ferramentas estratégicas.

Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias.

Conheça os materiais publicados pela FEBRAFAR, contendo as práticas mais bem sucedidas.

O associativismo é uma metodologia aplicável em empresas de qualquer segmento econômico.

Acompanhe a agenda de eventos da Federação ao longo do ano.

Confira algumas leis, decretos, e resoluções do mercado farmacêutico.

Uma ideia que mudou a dinâmica do varejo farmacêutico brasileiro.