Anvisa concede registro de medicamento para tratamento da Hepatite C

Mais um medicamento foi liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Dessa vez foi o Olysio (simeprevir sódico), para tratamento da Hepatite C. A nova droga tem como potencial vantagem em relação às terapias já existentes um percentual maior de eficácia, tempo reduzido de tratamento, comodidade posológica (uma vez ao dia), além dos benefícios do uso oral.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 3% da população mundial pode ter tido infecção por esse vírus, o que corresponde a 185 milhões de pessoas. No Brasil, a prevalência na população é em torno de 1,4% a 1,7%, principalmente entre os maiores de 45 anos. Segundo o levantamento, atualmente 15,8 mil pessoas estão em tratamento para a Hepatite C no SUS.

A hepatite C é causada pelo vírus C (HCV). A transmissão ocorre, principalmente, por meio de transfusão de sangue, compartilhamento de material para uso de drogas, objetos de higiene pessoal – como lâminas de barbear e depilar, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam, na confecção de tatuagem e colocação de piercings.

Fonte: Anvisa

            



Deixe uma resposta