ANVISA DIVULGA OS MEDICAMENTOS CONTROLADOS MAIS VENDIDOS NO PAÍS

Da Redação

 

Já está disponível o novo Boletim de Farmacoepidemiologia (em formato pdf)  do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), que nesta segunda edição apresenta dados quantitativos obtidos por meio da escrituração eletrônica dos medicamentos sujeitos a controle especial, realizada por farmácias e drogarias do país.

O material traz uma série de dados sobre os medicamentos controlados mais vendidos no país e, no topo da lista, estão os ansiolíticos. Clonazepam – genérico do popular Rivotril -, Bromazepan e Alprazolam foram as substâncias controladas mais consumidas pela população brasileira no período de maio de 2007 até o final de 2010.

Este boletim apresenta informações relativas ao alcance do sistema nos municípios brasileiros, lista os cinco medicamentos sujeitos a controle especial mais consumidos no país, os gastos das famílias brasileiras com as substâncias de maior consumo, a distribuição por tipo de receita e sua relação com os profissionais prescritores, entre outras informações.

O Boletim de Farmacoepidemiologia do SNGPC, publicado semestralmente, é um instrumento de retroalimentação de informações sobre prescrição e consumo de medicamentos no país aos diferentes níveis decisórios do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, sociedade civil organizada e público em geral.

Fontes: Diário Popular e Anvisa



Deixe uma resposta