Associados FEBRAFAR se reúnem em São Paulo para 2° Encontro de 2015

 

15febrafar-273

Publicado 25/09/2015

Os associados da FEBRAFAR iniciaram a semana com atividades do 2° Encontro FEBRAFAR 2015, que aconteceu de 21 a 23 de setembro em São Paulo (SP), tendo em sua programação a Assembleia Extraordinária dos associados, o Encontro de Negócios, com a participação dos 76 sócios honorários da Federação, e a reunião interna que encerrou as atividades. Neste ano de comemorações dos 15 anos da entidade, o evento também contou com um jantar especial de homenagens às redes associadas e sócios honorários.

Durante os dias de reunião com os associados, empresas parceiras da FEBRAFAR se apresentaram para explanar assuntos de interesses dos dirigentes e gestores das redes associadas.

Cotefácil

15febrafar-49

 

Os associados da FEBRAFAR conheceram o sistema Cotefácil de cotação de preço de fornecedores do varejo farmacêutico.  Fabio Marques, diretor da área de tecnologia da empresa, explica que o processo de cotação com o sistema é muito rápido: o comprador define os distribuidores que participarão da cotação, o prazo para respostas e anexa arquivo com os produtos que estão sendo cotados. Então o Cotefácil disponibiliza sua solicitação para os fornecedores. O sistema também verifica o estoque do distribuidor, a condição comercial para o CNPJ, diferenciando promoção e condição comercial. O Cotefácil organiza e transaciona informações das distribuidoras. Ao montar o pedido, o comprador verifica no sistema o melhor fornecedor para cada produto requisitado.

Cotefácil está no mercado há nove anos. Cerca de 300 farmácias das redes associadas da FEBRAFAR já utilizam o sistema. Marques afirma que as lojas conseguem uma média de 5% a 8% economia. Em uma simulação de compra de R$ 30 mil/mês, a economia é de R$ 1,5 mil/mês.

GoPharma

15febrafar-55

 

Fernando Cascardo, diretor marketing grupo InterPlayers, explanou sobre as novas funcionalidades que o aplicativo de celular para encontrar farmácias GoPharma, ferramenta com crescimento médio de 50% ao mês no número de consumidores.

Na nova fase do aplicativo, lançado em junho deste ano, as lojas podem inserir no seu cadastro do GoPhama os serviços disponíveis na loja, por exemplo, se oferece estacionamento ou aceita cartão de crédito. Além disso, Cascardo apresentou o que ainda pode ser inserido no aplicativo serviços que os consumidores mais procuram nas farmácias, temas que podem ser debatidos com as farmácias inscritas.

SantaCruz

15febrafar-940

 

A distribuidora SantaCruz esteve na reunião dos associados da FEBRAFAR para explorar o ambiente macroeconômico e falar sobre o uso dos indicadores para estar preparado para o cenário. Com alta da inflação, queda do PIB, disparada do dólar e do desemprego, mesmo empresas de setores em expansão (como o farmacêutico) são afetadas com os reflexos. A inadimplência, por exemplo, sempre aumenta quando o cenário econômico é instável.

Para não ser abalado por este cenário, sobretudo com relação ao avanço da inadimplência, o diretor comercial da SantaCruz, Pedro Vila, diz que as medidas são mais austeras e o ciclo de caixa mais fechado.  Mas também é preciso analisar os dados do mercado e saber onde estão as oportunidades para crescer.

Segundo dados de mercado apresentado pelo diretor, dermocosméticos, higiene e beleza e produtos para diabéticos têm as melhores possibilidades de crescimento. No caso das redes da FEBRAFAR, ele ressaltou que os genéricos são também uma boa oportunidade de crescimento, devido a menor participação dessa categoria nas lojas associadas em comparação com a participação no mercado.

CPDEC

_ALE2671

 

O professor Rodnei Domingues, do CPDEC – Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Educação Continuada revelou que a Febrafar será objeto de pesquisa em nível nacional com o objetivo de fortalecer o pequeno varejo. O estudo deve começar já em 2015 e ser finalizado em 2016.

O professor também apresentou o novo curso com apoio do CPDEC e FEBRAFAR: Aperfeiçoamento Profissional em Farmácias Comunitárias – para farmacêuticos. O curso vai tratar de temas como administração e marketing nas Farmácias Comunitárias; gestão da Farmácia Comunitária; fundamentos legais (interpretação prática); boas práticas de prescrição; prescrição farmacêutica aplicada; dispensação de dermocosméticos e suplementos alimentares; Síndrome Metabólica; asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Além do professor Rodnei, o curso terá no corpo docente o já conhecido Rogério Lopes Junior (associado da FEBRAFAR e mentor do MBA para as redes), professor. José Vanilton de Almeida e professora Tatiana Ferrara Barros.

Linx

_ALE2709

 

Rodrigo Favaro, diretor Comercial da Linx para o segmento de farmácias, apontou as mudanças em automação comercial que estão acontecendo no varejo brasileiro. “Todas as tecnologias que o governo vem exigindo vem da vontade de ter dados em tempo real e inibir a sonegação. Mas isso não é só prejuízo para as lojas, gera benefícios para as lojas como menor burocracia e maior flexibilidade”, pontua Favaro.

No caso Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos (SAT-CF-e), que substitui as impressoras fiscais, são muito mais fáceis de atuar, sobretudo porque podem ser manuseados sem a burocracia que envolvia as impressoras fiscais. Além da facilidade de manutenção.

Close-Up

_ALE2730

 

Os dados apresentados pelo diretor regional da América Latina da Close-Up International, Paulo Paiva, ressaltaram a importância do pequeno e médio varejo na atualidade e como a redes associadas à FEBRAFAR se destacam nesse cenário. A venda em unidades das farmácias tem crescimento médio de 9%, nas associadas da FEBRAFAR o avanço é de 14%. Quando falamos de valores, o mercado cresce 15% e a FEBRAFAR 22%.

Paiva ressaltou que atualmente o número de farmácias só aumenta, assim como o ticket médio das lojas. Ele aponta que se antes o crescimento por expansão era a tendência, hoje o crescimento orgânico passa a ser o foco. “Expansão hoje já não é alternativa para crescimento. Isso traz desafios p vocês, que não estão fora deste contexto”

Fotos: Alexandre Machado



Deixe uma resposta