Redes associativistas celebram crescimento de dois dígitos

Febrafar – Federação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias comemora a expressiva alta de 14,3% no faturamento acumulado dos últimos 12 meses até agosto, segundo indicadores da QuintilesIMS. O índice supera os 12,3% de incremento geral do mercado farmacêutico no mesmo período.

O associativismo já representa mais de 12% do mercado em volume de vendas, por meio da atuação de 9,6 mil estabelecimentos administrados por 56 redes em 25 estados e no Distrito Federal.

“Até o fim do ano passado, nossa participação de mercado beirava os 10%. O crescimento atesta a relevância desse modelo, que permite a pequenas e médias empresas do setor se cotizarem em torno de ações e oportunidades conjuntas”, avalia o presidente da entidade, Edison Tamascia, durante o Encontro Febrafar 2017 (foto), que mobilizou cerca de 1 mil fornecedores e executivos das redes entre os dias 11 e 13 deste mês em São Paulo.

Para o dirigente, a capilaridade das redes, com larga presença em 2.800 municípios, e o formato próximo ao de uma farmácia comunitária contribuem para a manutenção dos indicadores positivos. “Dessa maneira, temos conseguido atender satisfatoriamente à demanda dos consumidores por mais prestação de serviços no ponto de venda”, contextualiza. “As condições comerciais para essa fatia de mercado são finitas, o que estimula a missão primordial do associativismo – prover as redes de ferramentas de gestão e atendimento ao público”, acrescenta.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico