Autocuidado – Abimip dissemina a melhoria do estilo de vida

Em comemoração ao Dia Internacional do Autocuidado, celebrado em 24 de julho, e que reflete sobre a importância do cuidado com a saúde, a Associação Brasileira da Indústria de Medicamentos Isentos de Prescrição (Abimip) realizou um evento especial sobre o tema, convidando o especialista em saúde e bem-estar Márcio Atalla, que abordou o tema à convidados da associação.

A importância do tema é cada vez mais relevante o que faz com que a Abimip esteja realizando diversas ações de divulgações que podem ser encontradas em seu site https://abimip.org.br/arquivos/autocuidado. Relatório recente da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como diabetes e cardiopatias, causam 16 milhões de mortes prematuras (antes dos 70 anos) em todo o mundo anualmente.

Para reverter esse quadro, não basta tratar as enfermidades. É preciso buscar a prevenção por meio de um estilo de vida saudável. Para ressaltar a importância de estar atento à própria saúde, o Dia Internacional do Autocuidado foi celebrado no dia 24 de julho.

O termo diz respeito a uma atitude ativa e responsável em relação à própria qualidade de vida, 24 horas por dia, sete dias por semana, por meio de hábitos, como higiene pessoal, nutrição e prática de atividades físicas. Um ponto importante é que por vezes há a necessidade de ter auxílio de algum medicamento para ajudar a combater sintomas simples e transitórios.

Para esses casos, o uso de Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) é estimulado pela OMS, pois melhora a qualidade de vida, oferece conforto e garante o direito de escolha do paciente sobre sua saúde.

“Empoderar é essencial para que a pessoa possa discernir o que faz bem ou mal para a sua vida. E um indiví- duo esclarecido representa um país mais saudável e desenvolvido”, afirma Marli Sileci, vice-presidente executiva da Associação Brasileira da Indústria de Medicamentos Isentos de Prescrição (Abimip). O autocuidado é simples de exercer e tem efeitos poderosos na saúde de seus adeptos.

Os pilares do autocuidado

Certifique-se de que todos façam parte da sua rotina

  1. Informe-se sobre saúde – Busque fontes confiáveis para ler e converse com médicos para tomar boas decisões e desenvolver noções de cuidados com a saúde física e mental.
  2. Conheça a si mesmo – Faça autoexames com frequência para conhecer o seu corpo e dê atenção aos sinais do organismo. Caso perceba alterações, converse com seu médico.
  3. Pratique uma atividade física – Deixar o sedentarismo de lado é importante para cuidar do corpo e da mente, melhorar o funcionamento do organismo e prevenir doenças.
  4. Tenha uma alimentação saudável – Comidas naturais e ricas em nutrientes munem o corpo de vitaminas e elementos necessários para a manutenção da saúde e proporcionam bem-estar.
  5. Evite riscos para a saúde – Cigarros, bebidas alcoólicas em excesso e alimentos industrializados devem ser evitados na rotina de quem deseja ter plenas condições físicas e mentais.
  6. Tenha bons hábitos de higiene – Lavar as mãos frequentemente, fazer a higiene bucal após as refeições e trocar as escovas a cada dois meses devem fazer parte da rotina.
  7. Use MIPS de forma responsável – Medicamentos Isentos de Prescrição são permitidos para tratar males como dor de cabeça, resfriado e má digestão. Siga as orientações da bula. Se os sintomas persistirem, busque ajuda médica