Conferência Febrafar e Abradilan de Líderes 2018 debateu mercado farmacêutico brasileiro

A Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) e a Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan) se uniram novamente para realizar mais uma edição da Conferência Febrafar e Abradilan de Líderes do Mercado Farmacêutico, que ocorreu na sede da Febrafar, em São Paulo, nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2018.

Confira a cobertura fotográfica completa do evento!
Saiba mais sobre os eventos da Febrafar 2018
Participe da Abradilan Conexão Farma

A proposta da reunião foi proporcionar aos diretores das duas organizações a possibilidade de debater ideias e trocar experiências com os principais representantes do mercado farmacêutico, analisando sobre o desenvolvimento do segmento, procurando conhecer a visão de cada um sobre o setor, os cenários e principais desafios, os pontos de atenção e as novas oportunidades de negócio.

“O evento é mais um marco da união varejo, distribuição e indústria, que nos proporciona alinhar os interesses e objetivos, construindo um mercado mais sólido e robusto, por meio de conteúdos de qualidade. Vejo que neste ano o time de palestrante veio muito preparando para atender nossas expectativas”, avaliou o presidente da Abradilan, Juliano Vinhal.

A opinião foi dividida pelo vice presidente da Abradilan, Vinicius Casimiro Carneiro Andrade: “Foi muito importante a visão de futuro que o evento nos proporcionou, acrescentando uma bagagem de informações bastante completa para impulsionamento dos negócios”.

Já o presidente da Febrafar, Edison Tamascia, exaltou o poder de mobilização das duas entidades para a organização do evento. “O evento foi muito positivo e observamos que, além da sinergia existente entre a Febrafar e a Abradilan, também temos uma relevante respeito por parte do mercado, que sabe que nossas ações são sempre objetivando o crescimento da economia como um todo e não de grupos isolados. Isso com certeza nos fortalece”.

Ponto importante é que além de apresentações de grande qualidade, nos dois dias de eventos também se observou um grande debate entre todos os participantes, mostrando que a união tem tudo para prosseguir nos próximos anos.

Dois dias de intensos debates

Um ponto em comum nos dois dias foi que todos palestrantes ressaltaram o fato de ser um evento crucial para o debate sobre o crescimento do mercado de forma sustentável, devido a grande relevância dos participantes.

As apresentações tiveram início com um panorama das novas oportunidades do mercado farmacêutico feita pela IQVIA, representada pelo diretor de relacionamento com parceiros estratégicos, Eduardo Rocha.

Na sequência ocorreram as apresentações dos laboratórios que falaram sobre os desafios para sobreviver no mercado brasileiro. Todos afirmaram que parte das dificuldades passam por problemas burocráticos, contudo, foram unânimes ao mostrar projeções otimistas para este ano.

A sequência das apresentações foi: Laboratório Natulab, representado pelo CEO, Wilson Borges; Laboratório Hypera, com apresentação do presidente Cláudio Bergamo e da diretora Vivian Angiolucci e, Laboratório Sandoz, que levou ao evento a diretora comercial Érica Sambrano e o diretor de marketing e business inteligence, Guilherme Barsaglini.

Para finalizar o dia, a economista chefe da XP Investimento, Zeina Latif, foi responsável por apresentar um panorama do cenário econômico do país, com projeções para os próximos anos. Apresentando uma perspectiva de melhora, mesmo frente a um ano eleitoral cheio de desafios.

Debates mantêm o ótimo padrão

O segundo dia de Conferência manteve o alto padrão das apresentações, iniciando com uma análise dos ótimos números do mercado farmacêutico, com destaque para a Febrafar, por parte da Close Up International, representada pelo diretor da América Latina Paulo Paiva.

Na sequência ocorreu o debate sobre rastreabilidade de medicamentos, que contou com a presença da representante da Anvisa, Mariana Xavier Rocha. Uma apresentação que chamou grande atenção devido a um universo de novidades que apresentou foi a do gerente de algoritmos e inovação de dados no banco Bradesco, Henrique Albuquerque.

A Geolab Indústria Farmacêutica, representada pelo diretor comercial e de marketing Gustavo Veber e pelo gerente nacional de vendas Kal Rodrigues, manteve a tônica de mostrar os caminhos para crescer em um mercado incerto, mostrando caminhos para o sucesso.

A finalização do evento foi um dos pontos altos, com uma importante explanação sobre o cenário político e econômico brasileiro, apresentado pelo professor do Insper Carlos Alberto de Melo. O conteúdo, por mais que apresentasse uma incerteza sobre o futuro político do país, conseguiu fazer com que todos vislumbrassem quais as alternativas que são viáveis. O que fez com que os participantes saíssem com a consolidação da ideia de que o evento muito agregou para o futuro dos negócios.