10 de novembro de 2016

Drogaria Total comemora 20 anos com crescimento de lojas e faturamento

drogaria total

Com 328 lojas, espalhadas por 208 cidades em todo o Estado de São Paulo, Drogaria Total possui projetos muito mais ambiciosos

Publicado em 10/11/2016

Chegar aos 20 anos de existência, com 328 lojas, espalhadas por 208 cidades em todo o Estado de São Paulo, é motivo de muita comemoração para a Drogaria Total. Contudo, esse é só um dos números que comprovam o destaque que a rede vem adquirindo no mercado farmacêutico e apenas o início de um projeto muito mais ambicioso, que prevê um crescimento maior de lojas e, principalmente, de expansão territorial.

Para comemorar esses resultados e alinhar as estratégias, entre os próximos dias 24 e 27 de novembro ocorrerá a Convenção da Drogaria Total, no Royal Resort Olímpia, em Olímpia (SP). Na ocasião, será intensificada a interação entre os associados e também será promovida uma importante rodada de negócios, além de palestra, humor, diversão e muita união.

Valorização do cliente

“Hoje, conseguimos fazer com que a associação tenha uma força muito maior, principalmente por uma abertura de nossos processos de decisão, os quais agora são feitos a partir de debate e consenso da diretoria. Para tanto, estamos cada vez mais ouvindo nossos associados, buscando atender suas necessidades e evitando possíveis rachaduras do grupo”, conta o presidente da Drogaria Total, Luiz Carlos Valério.

Ele explica que essa união, juntamente com ações agressivas de marketing, possibilitou que as redes obtivessem um aumento em seu faturamento muito expressivo – em torno de 20%, número acima do mercado farmacêutico nacional. “Mesmo com um mercado bastante receoso com a crise, percebemos que não era hora de recuar em nossas ações. Assim, programamos uma série de promoções junto aos clientes, como sorteios, e os resultados podem ser vistos nos números”, detalha o presidente.

Segundo o vice-presidente da Associação, Pedro de Andrade Neto, isso faz parte da premissa de valorizar o cliente. “Para nós, todos os clientes são especiais, o que faz com que criemos diversas formas de melhorar o relacionamento com eles, como são os cartões de fidelidade, jornais de divulgação e capacitação dos proprietários de farmácias e dos funcionários para a busca dos melhores resultados”, explica.

Crescimento expressivo

O grande crescimento da rede se deu, principalmente, nos últimos 10 anos, sendo que, até o ano de 2006, a rede contava com apenas 48 farmácias na região de Ribeirão Preto. “Na época, existia um acordo entre as redes de farmácias de que não se poderia expandir a área de atuação além da abrangência da antena da Globo, contudo, como outra rede rompeu com esse trato, se abriu a possibilidade de ampliarmos nossos horizontes. A partir disso, nossa decisão foi crescer”, lembra o administrador da rede Jair Beloube.

Um dos fatores que possibilitou o crescimento foi sua proximidade à Febrafar e a utilização da estrutura e das ferramentas de gestão que utilizavam, além da contratação de um captador de lojas. O processo de entrada de lojas na rede, contudo, não é tão simples, sendo que os interessados devem seguir alguns preceitos básicos.

Projetos futuros

Para o futuro, as projeções da Drogaria Total são bem claras. “Iremos montar uma estrutura ampla para a nossa sede, em uma área de 5 mil m². Buscaremos também chegar a 400 farmácias até o fim de 2017, uma meta que é factível”, conta o atual tesoureiro, Mario Ishikawa.

Para as projeções mais em longo prazo, a diretoria informa que já está estudando o ajuste do formato de atuação ao modelo de franquia, o que proporcionará uma maior rigidez de padrão. Outra expansão que já vem sendo estudada é relacionada aos limites do Estado de São Paulo, pois o modelo de sucesso tem capacidade de encontrar espaço em todo o país.

Com informações da Assessoria de Comunicação Febrafar

Compartilhar via: