Publicado o Anuário Estatístico do mercado farmacêutico

Com o objetivo de dar transparência às ações da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no exercício da Secretaria-Executiva, publica a primeira edição do Anuário Estatístico do Mercado Farmacêutico.

O Anuário refere-se ao ano de 2015 e permite que se conheça um dos maiores mercados de medicamentos do mundo, que movimentou, naquele ano, R$ 53,9 bilhões no setor industrial. É possível saber, por exemplo, quais empresas atuaram no mercado nacional, o grau de competitividade no setor, que tipos de medicamentos foram consumidos pelos brasileiros e o volume de recursos movimentados.

Ainda, as 20 empresas/grupos de medicamentos com maior faturamento em 2015, o número de produtos comercializados por empresas e as 20 empresas/grupos de medicamentos genéricos com maior faturamento em 2015, entre outros dados.

O documento traz uma grande quantidade de informações antes restritas ao âmbito interno da CMED ou divulgadas apenas parcialmente.

Com a disponibilização dos dados, espera-se estimular a pesquisa acadêmica e a participação social, nos processos regulatórios e na formulação de políticas públicas, além de promover um ambiente regulatório transparente e propício ao investimento.

As informações foram extraídas do Sistema de Acompanhamento do Mercado de Medicamentos (Sammed), que é a base de dados oficial do mercado farmacêutico brasileiro, mantido técnica e operacionalmente pela Anvisa sob a gestão da CMED.

A CMED é composta pelo Ministério da Saúde (que preside a Câmara), Ministério da Casa Civil, Ministério da Fazenda, Ministério da Justiça e Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Sua Secretaria Executiva (SCMED) é exercida pela Anvisa.

Boletim informativo

Está disponível também o Boletim informativo da Secretaria Executiva da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (SCMED) com os destaques das atividades desenvolvidas pela Secretaria no 1º trimestre de 2017.

Por: Ascom/Anvisa