Farmácias Associadas obtêm grande destaque no mercado gaúcho

farmacias associadas
Farmácias Associadas está em todo o Rio Grande do Sul, com o compromisso de garantir um serviço  qualificado e condições competitivas aos associados

Publicado em 31/08/2016

Responder por 15% de todo o mercado farmacêutico gaúcho e 1% do nacional não é missão fácil, contudo, é isso que a Rede Farmácias Associadas conquistou desde a sua abertura, em 1999. Esse sucesso se deve ao fato de que a rede sempre buscou mais do que associados; o objetivo é fazer amigos.

A Farmácias Associadas está hoje em praticamente todo o Rio Grande do Sul. O que explica esse tamanho e abrangência é o compromisso permanente de garantir um serviço cada vez mais qualificado aos clientes da Rede e condições maiores de competitividade aos donos das mais de 765 farmácias associadas.

Segundo o presidente da rede de farmácias, Ricardo Duarte da Silveira, o grande crescimento da associação se deveu, principalmente, ao fato de ser um grupo que facilitava a inter-relação entre seus associados.

“Consideramos que tivemos uma expansão em função de sermos um grupo de compras sem muita complicação. Isso era um grande chamariz, mas, com o tempo, crescemos, passando a oferecer aos associados outros grandes diferenciais, como uma reconhecida marca própria, a constante preocupação com a entrega do que é prometido, a possibilidade de mídia compartilhada, além de constante aprimoramento de conhecimento e treinamentos”, complementa.

Importância da capacitação da Febrafar

A rede dá grande destaque para a qualificação, realizando constantes ações de treinamentos que abrangem desde os balconistas até os gestores. “Destaco que temos a felicidade de formar, em outubro, nossa primeira turma de pós-graduados em Farmácia Clínica, e já estamos com outra turma se iniciando”, ressalta Duarte da Silveira.

Para a Farmácias Associadas, a filiação à Febrafar ganha destaque principalmente em relação à capacitação e atualização dos associados, uma vez que a expertise da Federação possibilita um diferencial mercadológico muito grande.

“A Febrafar, para nós, é um poço de informações, que possibilita diminuir consideravelmente a distância em nossas ações e da indústria e distribuidoras. Também nos possibilita ferramentas diferenciadas como o PAI e o PEC, que agregam muito em nossa gestão. Sabemos que a proximidade cada vez maior entre nós está bem encaminhada, o que garante sempre a renovação dos processos”, explica o presidente da rede.

Em relação ao PEC, os resultados são bastante consideráveis, pois a adoção ao programa de fidelidade teve início em 2015, mas o mesmo já proporcionou mais do que R$ 5 milhões em vendas, sendo um diferencial competitivo. “Reforçamos às nossas farmácias a necessidade de cada vez mais haver engajamento nessas ações, para que, assim, se obtenham os melhores resultados”, explica Duarte da Silveira.

Outro diferencial da rede de Farmácias Associadas é o carinho, a ética e o respeito humano que estão no DNA das lojas. Por isso, atender bem é mais do que uma diretriz comercial, é uma demonstração de amizade. A rede “vende” a verdadeira imagem de que os associados são os vizinhos dos clientes, que vivem a realidade e participam ativamente da comunidade onde moram. São empreendedores que geram emprego e renda, e, assim, contribuem para o crescimento das cidades e para o bem-estar da população.

Marca própria e futuro da Farmácias Associadas

Para garantir ainda maiores diferenciais de mercado a seus associados, a rede desenvolveu a linha de produtos de marca própria Revitart, com mais de 200 produtos entre fraldas, perfumaria e cosméticos que conquistaram e fidelizaram importante fatia do mercado.

Para o futuro, a Farmácias Associadas não pensa pequeno, projeta um grande crescimento do número de farmácias, mas, principalmente, do faturamento e da fatia de mercado que representam as farmácias já associadas no mercado gaúcho.

“Estamos com uma grande preocupação em relação ao crescimento de venda e não apenas de lojas. Sabemos que, se cada uma de nossas associadas obtiverem melhor resultado, o crescimento será natural, assim, vamos tratar bem o que temos, fazendo com que mais farmácias se interessem pelo nosso modelo de negócio”, avalia Ricardo da Silveira.

Por fim, já está em planejamento um projeto de expansão para além das fronteiras gaúchas. O alicerce para que se garanta o atingimento dessas metas passa por muito planejamento e também pesados investimentos em mídias regionais e qualificação de nossos PDVs, com farmácias sempre bem alimentadas de produtos e com ações adequadas de marketing. Com certeza, nenhum desses objetivos é impossível, se analisar o quanto já foi realizado.

Informações da Assessoria de Comunicação da Febrafar



Deixe uma resposta