Farmarcas implementa departamento de sucesso do associado

A Farmarcas é uma empresa criada para potencializar a gestão estratégica de lojas, redes ou agrupamentos farmacêuticos vinculados à Febrafar (Febrafar Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias), que prioriza a excelência no processo gerencial, o foco em resultados operacionais e a qualificação dos empresários para garantir o sucesso do associado.

Veja crescimento da Farmarcas

Mesmo depois de inaugurar mais de 700 farmácias, continua na busca da satisfação total dos empresários que fazem parte do grupo. Por conta disso, em 2018, foi criada a gerência de Sucesso do Associado.

O objetivo da nova ação é buscar o sucesso das farmácias pertencentes ao grupo, por meio de apoio e suporte na gestão do negócio. De acordo com Jhonatan Teixeira, gerente da área, a criação do departamento visa aumentar ainda mais o suporte que a equipe oferece na gestão das lojas. “Hoje temos mais de 20 colaboradores que ficam em contato direto com as lojas no dia a dia. Eles tiram dúvidas, auxiliam nos assuntos relacionados à rotina da farmácia e direcionam as demandas dos empresários aos demais departamentos da empresa”, comenta.

Os anjos, como são chamados, ajudam também na análise mensal do resultado de cada uma das mais de 700 farmácias do grupo. “É obrigatório o preenchimento de relatórios das lojas para conseguirmos analisar o resultado de todas as farmácias. Isso nos permite avaliar o desempenho do grupo como um todo e, principalmente, auxiliar cada empresário a atingir o máximo resultado na região em que atua”, afirma.

Qualidade nos resultados – Sucesso do associado

O trabalho no suporte da gestão das farmácias tem apresentado resultados interessantes aos empresários do grupo. O varejo farmacêutico é um segmento de muita concorrência, mas também muito resiliente, já que não sentiu a forte crise que assolou o país nos últimos anos, pois manteve um crescimento de mais de dois dígitos, assim como em anos anteriores.

Em 2017 não foi diferente e a tendência é que 2018 também seja um ano muito positivo para o setor. De acordo com dados da IQVIA Health, o varejo farmacêutico cresceu 12,73% em relação ao ano de 2016. Já para a Farmarcas, o crescimento foi de expressivos 49,48%.

“Esse resultado nos deixa muito felizes. Isso é a concretização de um resultado de muito trabalho, não só no auxílio direto que damos às lojas, mas também de todos os outros departamentos, como o comercial, com as parcerias com as principais indústrias farmacêuticas e distribuidores do país, e o marketing, que criou a comunicação de nossas bandeiras e desenvolve ações para as lojas”, comenta Teixeira.

Ao analisarmos os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o país possui cerca de 207 milhões de habitantes e, portanto, um grande mercado consumidor e potencial de consumo nos próximos anos. Esse avanço está relacionado à acessibilidade a medicamentos, principalmente genéricos, à inserção de classes mais baixas no consumo e ao acelerado processo de envelhecimento da população brasileira.