Farmarcas inova com tecnologias para o marketing farmacêutico

A modernização dos processos é um caminho natural para todos os ramos de atividades e para o mercado farmacêutico não é diferente. Em áreas relacionadas ao marketing, o ajuste a uma nova realidade tecnológica é fundamental para gerar resultados com a velocidade e qualidade exigidas pelos consumidores.

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Exemplo dos caminhos a serem tomados é o processo realizado pela administradora de redes farmacêuticas Farmarcas, que hoje atende atualmente nove redes e mais de 750 farmácias em todo o país, que criou processos, contratou e desenvolveu ferramentas para que possa dar suporte a todas as lojas com um alto nível de qualidade.

“Nos preocupamos muito com a imagem e estratégia de nossas associadas, tratamos suas marcas como um dos bens de maior valor. Por isso, possuímos uma estrutura, com profissionais de marketing atualizados, para dar suporte às lojas. Mas só isso não basta, também contamos com as principais ferramentas tecnológicas, que auxiliam desde a escolha de um ponto comercial até a definição de folhetos de ofertas online”, explica Ângelo Vieira, diretor operacional da Farmarcas.

O diretor explica que são várias as ações que buscam inovar o marketing farmacêutico, como é o caso do tabloide eletrônico; da rádio indoor, que é utilizada como ferramenta de qualificação do ponto de venda e do aplicativo da Farmarcas, que foca no relacionamento com os parceiros e associados.

Tabloide eletrônico

Um dos pontos de destaque é o tabloide eletrônico, que é um sistema de execução de folhetos de ofertas online, para drogarias associadas à Farmarcas, que foi desenvolvido recentemente, possibilitando que as lojas façam seus pedidos, escolham e precifiquem produtos, e também selecionem a quantidade de encartes que desejam imprimir.

De acordo com Ângelo Vieira, a necessidade de desenvolver um sistema como esse surgiu quando a demanda de folhetos no departamento de marketing estava muito grande. “Antes desenvolvíamos as artes uma por uma em nossa equipe. Era um processo trabalhoso que tomava muito tempo”, comenta.

“O grande diferencial do sistema é que cada associado pode escolher os produtos que quiser e precificá-los de acordo com a própria estratégia da loja”, ressalta o diretor. Além disso, Vieira também acrescenta que os associados levam vantagem porque o custo dos folhetos é feito com base no pedido total das lojas.

Os números mostram que os empresários que fazem parte do grupo perceberam as vantagens do sistema. Antes do formato online, eram impressas cerca de 300 a 400 mil unidades. Depois do sistema, a média é de mais de 1 milhão de folhetos por edição.

O fornecedor que desenvolveu o sistema foi a própria gráfica parceira da Farmarcas, a Gráfica Rotativa. Edgard Felix Justiniano, proprietário da gráfica, afirma que a ideia foi vista como um desafio para a equipe. “Era um desafio o desenvolvimento de um sistema que já conversasse com o nosso painel de vendas e de fechamento das artes, isso nos motivou a encarar essa parceria e a evoluir ainda mais nossos serviços”, ressalta.

Por conta da estratégia das redes administradas pela Farmarcas, o encarte acontece bimestralmente, para que as lojas sempre tenham materiais institucionais e de divulgação de produtos nas lojas. “Sabemos que o folheto de ofertas é muito importante para o varejo farmacêutico. Sempre pensamos em maneiras para tornar nossos materiais cada vez mais atrativos para as lojas e também para o consumidor final”, conclui o diretor.