FEBRAFAR apresenta o IFEPEC, órgão responsável pelas pesquisas e educação continuada da instituição

Publicado 17/02/2016

Nos 15 anos de história da FEBRAFAR, a Federação tem oferecido conhecimento a seus associados de diversas formas: ferramentas, palestras, workshops, encontros técnicos, cursos, simpósios, etc. Mas a partir de hoje, a entidade tem um canal exclusivo para a promoção do conhecimento, o IFEPEC – Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Continuada.

O IFEPEC é um instituto integrado à Febrafar e tem como escopo central dar suporte à estratégia de fomento da instituição junto às redes associativistas e suas respectivas farmácias. Será por meio do Instituto que a Febrafar vai realizar pesquisas quantitativas e qualitativas de interesse da comunidade; difundir conhecimento das melhores práticas de gestão para redes associadas; implementar MBAs corporativos com custos reduzidos e metodologia diferenciada; além de organizar, planejar e executar a Missão Técnica Nacional Febrafar, que acontece anualmente.

O objetivo do Instituto é se tornar uma referência do setor nas áreas de pesquisa e de educação continuada, sendo reconhecido como um instituto dedicado à formação de profissionais responsáveis e competitivos. “Educação continuada é uma grande necessidade do pequeno varejo, mas nunca tivemos um departamento dedicado exclusivamente a esta operação. O Instituto vai direcionar todos seus esforços à capacitação e ao conhecimento”, afirma o diretor geral da FEBRAFAR, José Abud Neto.

ifepec - neto
José Abud Neto, diretor geral da FEBRAFAR e responsável pelo IFEPEC

Estrutura

Neste primeiro momento, o IFEPEC está sob o guarda-chuva da FEBRAFAR. Portanto, funciona dentro da estrutura já existente da entidade. Quem comanda este desafio é o diretor geral da Federação, José Abud Neto. Mas ele conta com o apoio dos conselheiros. Este seleto grupo é formado por representantes escolhidos pelas empresas que apoiam o Instituto, membros da diretoria da Federação e pelos consultores professor Rodnei Domingues e Valdomiro Rodrigues. São eles que darão o direcionamento de cada passo do Instituto.

Os consultores da FEBRAFAR terão um papel importante para essa nova prestação de serviço. Se por um lado o professor Rodnei traz sua experiência acadêmica como pesquisador e professor de renomadas universidades, Valdomiro completa o time com a bagagem de anos como diretor na indústria farmacêutica e grande conhecimento do mercado. Os consultores serão a liga entre o universo da FEBRAFAR, o conhecimento científico e o mercado farmacêutico, escopo dos serviços do Instituto.

ifepec - rodnei
Professor Rodnei Domingues, consultor da FEBRAFAR responsável pelas pesquisas do IFEPEC

Consequências

O IFEPC já está nasce com grandes desafios e atividades a pleno vapor. Idealizado no final de 2015, o Instituto conta com três pesquisas em andamento que serão finalizadas já em 2016. Uma das pesquisas em curso está analisando o aumento da participação das lojas vinculadas às redes associadas à FEBRAFAR, conforme dados mostrados pela IMS Health em abril do ano passado (veja gráfico). “Vamos fazer um estudo para validar esta informação”, explica professor Rodnei.

ims faturamento febrafar 2015

Em outra atividade já em andamento pelo IFEPEC, foram separadas lojas vinculadas às redes associadas à FEBRAFAR que apresentaram crescimento acima do mercado nos últimos anos e outras que tiveram retração no mesmo período. Neste estudo, os pesquisadores vão avaliar as causas dos movimentos de cada grupo de lojas.

Também em 2016, o IFEPEC vai apresentar uma análise sobre o comportamento do consumidor, que tem apresentado mudanças ao longo das transformações econômicas do País. Neste caso, o objetivo é descobrir os critérios do consumidor na hora de escolher a farmácia para efetuar a compra.

As pesquisas e os estudos de responsabilidade do IFEPEC devem contar com o apoio de universidades de todo País. O Instituto já tem celebrado um Convênio com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo. “O Convênio permite que todo tipo de projeto seja conduzido de uma forma compartilhada entre a FEBRAFAR e a universidade”, explica professor Rodnei.

A organização da Missão Técnica Nacional (MTN), que acontece todos os anos, também estará entre as atividades do Instituto. A MTN deste ano está programada para acontecer em julho. “Quando a central da rede se prepara para gestão voltada ao resultado da farmácia, a FEBRAFAR está cumprindo a missão de promover um agrupamento forte para prosperar em um mercado tão competitivo”, salienta Neto.

E o IFEPEC ainda será responsável por trazer novos modelos de treinamento para as lojas, assim como para os treinamentos sobre o Pai – Painel de Aferição de Indicadores. A ideia é utilizar ferramentas mais modernas para engajar os gestores de lojas. E dessa forma, as lojas vinculadas à FEBRAFAR estarão preparadas para qualquer adversidade do mercado, crescendo com consistência.

Fonte: Assessoria de Comunicação FEBRAFAR

Fotos: Alexandre Machado



Deixe uma resposta