Gestão com indicadores garante crescimento agressivo da Orgafarma

Orgafarma vinicius

Publicado 24/03/2016

No auge de seus 49 anos, a Orgafarma, distribuidora no Estado de Minas Gerais, tem garantido crescimentos agressivos nos últimos sete anos com um modelo de gestão inovador. Um dos diferenciais da empresa é o sistema de gestão diferenciado baseado em indicadores e rotinas rígidas de acompanhamento e meritocracia. Vinícius Andrade, diretor da empresa, fala sobre este sistema e outras ações da Orgafarma em entrevista exclusiva para o site da FEBRAFAR.

Orgafarma panoramica

 

FEBRAFAR – Pode nos contar sobre as atividades da Orgafarma e Novafarma? O que difere uma empresa da outra?

Vinícius Andrade –  A Orgafarma completa 49 anos no ano de 2016 atuando como distribuidora de produtos farmacêuticos e produtos para a saúde em Minas Gerais. Possuímos uma atuação forte em todo o estado procurando promover uma distribuição horizontalizada e pulverizada, garantindo o acesso dos nossos produtos ao maior número de pontos de vendas possíveis. Além disso, a empresa possui um portfólio amplo, focado principalmente em medicamentos genéricos e similares e uma equipe madura, consolidada e de altíssimo nível.

A Novafarma foi criada em 2015 com o intuito de desenvolver algumas oportunidades no mercado de distribuição. Muitas indústrias de medicamentos, H&B, Dermocosméticos e correlatos são carentes e uma distribuição pulverizada, alcançando todas as categorias de farmácias. Sabendo desta necessidade e com um portfólio já muito amplo na Orgafarma, criamos o projeto da Novafarma. Esta nova divisão da empresa, apesar de possuir menos de um ano de vida, já está trazendo resultados surpreendentes e vem mostrando a cada dia que ainda existem muitas oportunidades no mercado farma.

As duas empresas não são concorrentes, mas sim complementares e com isso fornecemos uma prestação de serviço ainda melhor e mais completa aos nossos clientes.

FEBRAFAR – Vocês têm um sistema de indicadores que ajuda na tomada de decisões. Pode nos explicar quais são os indicadores e como funciona este sistema?

Vinícius Andrade – Desde 2008 estamos investindo muito na criação um sistema de gestão maduro e estruturado para a empresa. Para isso criamos uma rotina rígida de acompanhamento dos indicadores de cada uma das áreas. Cada uma delas possui o seu painel de indicadores com metas estabelecidas de forma clara e projetando melhorias baseadas em planos de ações focados nestes ganhos. Indicadores como produtividade e avaria para a área de logística, despesas e custos para a área administrativa e faturamento, margem e positivação para a área comercial são alguns destes indicadores acompanhados semanalmente ou mensalmente. Este formato também nos permite trabalhar com uma meritocracia definida e clara para toda a equipe. Todos sabem o que precisam entregar e são remunerados de acordo com os seus resultados.

FEBRAFAR – Como esses indicadores ajudam vocês no processo gerencial das empresas?

Vinícius Andrade – Com este sistema de gestão implementado temos total segurança em cada um dos passos que damos. Temos a empresa “em nossas mãos” e sabemos bem quais os nossos limites e nossas principais oportunidades.

É claro que a intuição é uma característica importante para o empreendedor e ele nunca pode deixá-la de lado. No entanto, esta intuição aliada a uma gestão estruturada nos permite tomadas de decisões muito mais assertivas. Com menos erros de decisão, conseguimos alcançar um crescimento mais acelerado e muito mais saudável.

FEBRAFAR – Como esses conceitos explicados anteriormente ajudam para o crescimento das empresas?

Vinícius Andrade – Para que um crescimento seja estruturado é preciso ter um alicerce forte de gestão. Quando não sabemos onde e como estamos “navegando” podemos estar criando um “castelo de areia” em nossas empresas.

Um orçamento bem estruturado, alinhado com o plano estratégico da empresa, com indicadores bem definidos e com ações focadas é essencial para um crescimento sustentável de qualquer empresa.

FEBRAFAR – A Orgafarma é sócia honorária da FEBRAFAR desde 2014. Qual a importância dessa parceria para vocês?

Vinícius Andrade – Acreditamos muito na importância e na força da FEBRAFAR no mercado farmacêutico. A essência da Federação em ajudar as farmácias independentes a crescerem e se fortalecerem neste mercado competitivo é hoje algo primordial para toda a cadeia. Além disso, como fornecedores de algumas redes afiliadas à FEBRAFAR e como sócios honorários, temos grandes oportunidades de negócios, de aprendizados e de conviver com grandes pessoas e grandes amigos que criamos durante este período.

Fonte: Assessoria de Comunicação FEBRAFAR

Fotos: Orgafarma

 

 

 



Deixe uma resposta