Governo inicia pesquisa para avaliar uso de medicamentos no Brasil

Da Redação

A Pesquisa Nacional sobre Acesso, Utilização e Promoção do Uso Racional de Medicamentos (PNAUM) vai entrevistar, a partir desta segunda (23), 38,4 mil pessoas, em 245 municípios brasileiros, sobre temas como o uso racional de medicamentos, automedicação e acesso aos produtos no Sistema Único de Saúde (SUS).

O público entrevistado será dividido por gênero, escolaridade e em sete faixas etárias – desde crianças a idosos. As informações serão transmitidas em tempo real por tablets e a previsão é que, no início de 2014, os dados do inquérito estejam finalizados.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, os resultados da pesquisa vão possibilitar conhecer os hábitos da população e possibilitar o uso racional de medicamentos. Só nos últimos cinco anos, houve quase 60 mil internações por intoxicação medicamentosa.

“A pesquisa vai oferecer um diagnóstico sobre a relação da população com o medicamento e mostrar o que ainda podemos melhorar. Já aumentamos a oferta, e o orçamento para a compra de medicamentos subiu quase seis vezes nos últimos dez anos. Queremos garantir que toda a população saiba que o tratamento está à disposição e como fazê-lo da forma mais segura possível”, afirmou.
Fonte: Ministério da Saúde



Deixe uma resposta