Hiperfarma comemora sucesso de sua Feira de Negócios

Aproximar os associados do mercado, possibilitando as melhores condições de compras e trocas de informações e de conhecimentos, com esse objetivo ocorreu, no último dia 25 de julho, a segunda edição desse ano da Feira de Negócios da Rede Hiperfarma, que foi um grande sucesso de público e de negócios, movimentando o Espaço Torres em Curitiba.

“Em 2014 surgiu a ideia do primeiro encontro de negócios da Rede Hiperfarma, desde então esse evento tem sido um sucesso, tanto na adesão dos parceiros como no volume de faturamento. Estamos em constante crescimento e neste ano os resultados foram extremamente surpreendentes. Batemos recordes em todos os pontos, e isso nos deixa muito felizes, pois a cada dia percebemos a força da nossa Rede”, explica presidente da Rede Hiperfarma, a farmacêutica e empresária Lucia Cristina P. Karasawa.

O sucesso do evento se deve, em grande parte, à grandez da rede que é líder em sua região e possui 170 lojas associadas, das quais 110 participam do evento. Além disso a Feira de Negócios da Rede Hiperfarma contou com trinta e um parceiros: ANB Farma, BabyBless, Blumed, Botânica, Distribuidora BS, Dailus, Dimebras, DP4, Drogacenter, SEM, Equaliv, Eurofarma, GAM, Gira Brasil, Hypermarcas, Kley Hertz, Mastro, Mili, Neomar, Panpharma, PDV, Sandoz, Sanofi Medley, Santa Cruz, Trier Sistemas, União Química, Unimix, Vitamed, Vivamil, Vphar e Vult.

Sobre a Hiperfarma

A Rede Hiperfarma foi fundada em 13 de agosto de 1998 com o propósito de unir 48 farmácias independentes. As primeiras reuniões foram realizadas em espaços emprestados e a primeira logomarca criada sem ingredientes profissionais. Apesar de seguir governada por seus associados num modelo associativista, não havia ninguém que entendesse profundamente desse modelo.

Os primeiros passos para profissionalização aconteceram em 2002 quando a rede associou-se a Febrafar (Federação Brasileira de Redes Associativistas de Farmácias). A partir daí os associados tiveram um maior acesso a eventos farmacêuticos e puderam trocar experiências com redes de farmácias de todo o Brasil.

O próximo desafio foi ampliar e profissionalizar a equipe administrativa. Os primeiros passos foram a contratação de um gestor e de um arquiteto, responsável por remodelar a logomarca e criar a identidade visual das lojas.

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Outra grande evolução foi o desenvolvimento do departamento de marketing, responsável pela produção da principal ferramenta de trabalho das lojas: o tablóide. Além dele, a equipe produz um kit que conta com outros materiais de divulgação (marcadores de preço, enfeites de loja e mídia televisa) e cria as Campanhas Promocionais. Tudo é decidido em reuniões semanais que envolvem: associados, integrantes da equipe administrativa, agências de publicidade e uma diretora. Esse modelo de gestão deu tão certo que em 2006 a rede foi convidada pela Febrafar para apresentar o case: “A profissionalização do marketing”, transformando o trabalho numa referência nacional.

Atualmente os investimentos vêm sendo aplicados nas áreas de tecnologia e comunicação, com a unificação do software de gestão e a criação do site e da intranet, principal meio de comunicação com os associados.

Em outras áreas a Rede também procurou seu desenvolvimento, hoje ampliou o leque de ferramentas que disponibiliza para seus associados com: cartão de crédito, convênios, treinamentos técnicos, confraternizações, parcerias, condições comerciais atrativas, visibilidade, assessoria jurídica e participação em feiras e grandes eventos do segmento farmacêutico.

E para que tudo funcione de acordo com os associados, as decisões da rede acontecem em assembleias mensais, através do voto. Até mesmo o planejamento anual é realizado por eles. Durante um final de semana os associados ficam hospedados em um hotel para criar sugestões de ações para o ano seguinte. Desta forma nossos associados participam e influenciam diretamente em todo o processo de desenvolvimento da Rede.

A Missão…

Por muito tempo a Rede Hiperfarma caminhou sem um rumo definido, hoje enxerga claramente sua missão:

Promover a integração e o fortalecimento de todas as associadas, conquistar a fidelização dos clientes e a credibilidade dos principais fornecedores do mercado, através de um atendimento de qualidade e de parcerias duradouras, mantendo uma postura ética junto aos órgãos governamentais, visando buscar o reconhecimento da sociedade.