09 de maio de 2014

Medicamentos dominam ações de merchandising na televisão brasileira

Da Redação
Saem as maquiagens, xampus e cremes anti-idade e entram os comprimidos e xaropes. As ações de merchandising na TV foram tomadas pelos medicamentos no primeiro trimestre de 2014. Segundo dados do Merchanview, ferramenta do Ibope que afere ações de merchandising na TV aberta brasileira, 22% do merchandising exibido em rede nacional nos três primeiros meses do ano vieram da indústria farmacêutica.

No mesmo período do ano passado, o líder desse tipo de ação na TV foi o setor de Higiene pessoal e Beleza (H.B). Neste ano, a turma da beleza aparece em segundo lugar em número de merchandising, com 11% de participação nesse tipo de ação, seguido por serviços ao consumidor, bebidas e comércio de varejo.

O número de merchandising na TV também cresceu. Foi de 4.000, no primeiro trimestre de 2013, para 4.630 no mesmo período neste ano, movimentando mais de R$ 1,5 bilhão.

Quando considerados os gêneros televisivos que mais receberam investimentos de merchandising no trimestre, os programas de auditório encabeçam a lista, assim como em 2013. Mas o segundo lugar não é mais dos reality shows, como foi no ano passado. Os programas femininos ocupam a vice-liderança, seguidos pelos esportivos.
Fonte: Folha de S. Paulo

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