Memórias Póstumas: A Saga de um Guerreiro do Associativismo

In Memorian – ARTUR JOÃO KUIBIDA (1944-2013)

afarma

Há quase sete décadas, nascia Artur João Kuibida: o Sr. Artur da Rede Hiperfarma. Este era o referencial que tínhamos deste empreendedor nato.

Artur e sua irmã Lúcia
Artur e sua irmã Lúcia

Um mito do associativismo no varejo paranaense que, já aos vinte e poucos anos debutava, com afinco e primazia, no gerenciamento de uma drogaria na ‘capital da amizade’ – a pequena e acolhedora Umuarama (a 580 km da capital paranaense).

Artur, à direita
Artur, à direita

amorifb

amorifc

Em seus momentos de lazer, Artur (canto direito, à frente) e seu time de futebol
Em seus momentos de lazer, Artur (canto direito, à frente) e seu time de futebol

Seu primeiro negócio foi montado ao final dos anos 60, na pacata São Jorge do Patrocínio, no Noroeste do Paraná. Em 1973, decidiu investir num estabelecimento maior e, com a venda da pequena drogaria patrocinense, migrou para a então jovem cidade de Moreira Sales, onde fixou residência por quase uma década. Em 1978, com a venda da farmácia moreira-sallense, resolveu aumentar o patrimônio. Abriu duas novas lojas, agora em solo curitibano.

A inquietude que o cercava o estimulara literalmente a uma extrema aventura. Já na metade dos anos 80, pegou a estrada rumo ao Norte do país. Seu destino? A equatorial Vilhena, a 700 km da capital rondoniense (Porto Velho). Na bagagem? Sua esposa, Irene, os filhos Wagner, Wania e Wal, e um novo desafio profissional – tornar-se representante de vendas do laboratório Brasmédica, onde atuou até janeiro de 1986, ano em que resolveu estabelecer-se no Centro-Oeste brasileiro.

Artur casa-se com a primeira esposa, Irene
Artur casa-se com a primeira esposa, Irene
Artur festeja aniversário de um dos filhos
Artur festeja aniversário de um dos filhos

Na capital sul-mato-grossense, adquiriu uma nova drogaria, a qual comandou por dois anos, quando então, subitamente, enveredou-se novamente para o Norte, completamente sozinho, tendo ido direto para garimpo paraense.

arturk

Na região do garimpo 140, o Sr. Artur também tinha um estabelecimento do varejo farmacêutico, no qual após assalto que vitimou seu funcionário, quase deixa viúva a esposa e órfãos, seus três filhos – não fosse a luz divina que o ajudasse, com sabedoria, a fingir-se de morto, ante os ferimentos ocasionados por arma branca. O incidente chocou o povoado e, devido à crueldade empunhada pelo meliante, invadiu as páginas do principal jornal do Estado.

Entretanto, os anos 90 foram os mais árduos para o Sr. Artur. No início da década, perdera seu pai, Antonio, a primeira esposa (Irene) e dois anos antes da virada do milênio, levara uma nova apunhalada: vem a falecer Dona Leonarda, sua progenitora. Porém, nem as agruras da vida e o insensato destino o esmorecera. As insuperáveis dores amenizaram-se com o nascimento de um novo e também grandioso amor: a REDE HIPERFARMA – “a menina dos olhos de ouro do Sr. Artur”, conforme relata o primogênito Wagner, ao falar da enorme paixão do pai pela associação paranaense.

Um dia após a morte de sua mãe, Artur João Kuibida participou da reunião que deu início às atividades da Hiperfarma, nome fantasia sugerido pelo atual presidente da rede, Robert Kock, da ASFACUR (Associação de Farmácias Autônomas de Curitiba e Região Metropolitana), entidade a qual foi um dos sócios-fundadores e o primeiro Diretor Presidente.

Os empresários Augusto, Almir e Sr. Artur
Os empresários Augusto, Almir e Sr. Artur

A REDE HIPERFARMA: UMA GRANDE PAIXÃO

Uma das primeiras diretorias da ASFACUR - Rede Hiperfarma
Uma das primeiras diretorias da ASFACUR – Rede Hiperfarma

A Rede Hiperfarma foi constituída em novembro de 1998 na cidade de Curitiba (PR), com 51 farmácias e drogarias da Região, sendo presidida por Artur João Kuibida.

No ano seguinte, com um quadro associativo composto por 63 pequenos e médios estabelecimentos varejistas, a central administrativa da Rede passou a operar na rua Maestro Francisco Antonello, onde permaneceu até 2002 – quando foi inaugurada a sede atual.

Com instalações mais amplas, a rede passou por um intenso processo de modernização. Totalmente departamentalizada, com infraestrutura de primeira e um número crescente de colaboradores, a central se mantém até hoje na capital paranaense, mas em outro logradouro – situa-se à rua Roberto Faria, 180, Vila Fanny – onde, além de reuniões de Diretoria e Assembleias com associados, ministra-se palestras, cursos de aperfeiçoamento e aplica-se diversos treinamentos.

Atualmente, a Rede Hiperfarma conta com 142 lojas, em 38 municípios de Curitiba e Região Metropolitana – o que a torna reconhecidamente uma das maiores e mais bem estruturadas redes de farmácias do Estado do Paraná. Sem dúvida, o crescimento da Rede Hiperfarma se deve à dedicação e bravura de um visionário: o Sr. Artur.

Sua admiração pelo associativismo chegou à esfera nacional em julho de 2003, quando a Rede Hiperfarma tornou-se a primeira rede paranaense a associar-se à FEBRAFAR – Federação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias. A partir desta afiliação, o Sr. Artur peremptoriamente convidava a Diretoria da FEBRAFAR a acompanhar, a contribuir com ideias e ações e até mesmo a coordenar o planejamento anual da rede – tamanho era o seu respeito pela federação – relembra com grande orgulho o Diretor-executivo da FEBRAFAR, José Abud Neto.

Sr. Artur (ao fundo), sempre acompanhado de Robert Kock,  em atividade técnica durante evento da FEBRAFAR, em 2008
Sr. Artur (ao fundo), sempre acompanhado de Robert Kock,
em atividade técnica durante evento da FEBRAFAR, em 2008
Sr. Artur e executivos da Hiperfarma durante Encontro de Negócios  com fornecedores em evento realizado pela FEBRAFAR (2009)
Sr. Artur e executivos da Hiperfarma durante Encontro de Negócios
com fornecedores em evento realizado pela FEBRAFAR (2009)

Em contrapartida, o Sr. Artur assiduamente participava de reuniões, assembleias e eventos promovidos pela FEBRAFAR a todas as associadas. Em um deles, especificamente o que celebrou os 10 anos de trajetória da federação, em abril de 2010, ele foi um dos homenageados pelo Presidente Edison Tamascia e aplaudido por mais de 400 representantes do mercado farmacêutico de todo o país.

Sr. Artur é homenageado pelo presidente da FEBRAFAR, Edison Tamascia
Sr. Artur é homenageado pelo presidente da FEBRAFAR, Edison Tamascia

O esmero com que conduzia os negócios, o altruísmo com que fortalecia suas relações e a integridade de sua essência o tornaram uma lenda do Associativismo Farmacêutico Moderno no Estado do Paraná, um ser humano pra lá de especial.

E é ao Sr. Artur João Kuibida, aos seus familiares [esposa Maria Rita, filhos Wagner, Wania, Wal e Walkyria, e netos], amigos do peito, companheiros de estrada e a todos aqueles que fizeram parte de sua brilhante trajetória que, honrosamente, dedicamos esta singela e merecida homenagem. Afinal, o seu legado será eterno!!!

A Diretoria e Equipe Febrafar



1 Comentário

Deixe uma resposta