MMA: Edital de descarte de medicamentos fica aberto até o dia 6 de abril

Da Redação
Os setores envolvidos na cadeia produtiva de medicamentos têm até o próximo dia 6 de abril para apresentarem proposta para o descarte de medicamentos. A medida vai permitir que a população possa descartar com segurança os medicamentos vencidos ou não utilizados, que hoje não recebem uma destinação correta.

A data é o último prazo do edital de Acordo Setorial aberto pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) para a logística reversa de medicamento. Isso significa implantar um sistema que permita que as sobras de medicamentos ou seus resíduos retornem à origem sem gerar danos ao meio ambiente ou à saúde.

O documento prevê metas específicas que incluem implantar a logística reversa de medicamentos em todas as cidades com mais de 100 mil habitantes em até cinco anos, com pelo menos 5.522 pontos de coleta, sendo um ponto para cada 20.000 habitantes.

A proposta é resultado do trabalho realizado pela Anvisa, que coordenou a discussão e elaboração da proposta com os órgãos de governo envolvidos, setor produtivo e sociedade civil. A Agência foi responsável pela coordenação do grupo que discutiu a proposta do edital. A iniciativa faz parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos lançada em 2010, com a publicação da Lei 12.305/2010.
Fonte: Imprensa / Anvisa



Deixe uma resposta