Ótimos resultados Febrafar – eventos com redes do Paraná e Santa Catarina é sucesso

No dia 23 e 24 de agosto ocorreu a Reunião Regional Estratégias e Negócios do Paraná e de Santa Catarina das redes da Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar), em sua sede em São Paulo.

Veja como foram outros eventos

Na parte da manhã do dia 23 foram apresentados os resultados positivos das lojas das redes associadas nessas regiões, com um crescimento acima do mercado. Além dissono período da tarde e no dia 24 foram realizadas rodadas de negócios com representantes da indústria farmacêutica, resultando em ótimas oportunidades

“As redes dos dois estados apresentaram resultados muito positivos crescendo acima de seus respectivos mercados e do Brasil. Contudo, os dados mais relevantes foram referentes ao fato de que as lojas que utilizam as ferramentas da Febrafar tiveram um crescimento ainda mais significativo das demais”, explica o diretor geral da Federação, José Abud Neto.

Participaram do encontro as redes AC Farma, Ultrapopular, Drogaria Farmagnus, Farma & Farma, Stylo Farma, Grupo Asfar, Coperfarma, Rede Drogamais, Pix Farma e Rede Hiperfarma.

Dados interessantes apresentando no evento foi referente ao Market Share da associação na região, sendo que a Febrafar tem 9,8% do varejo farmacêutico no Paraná e 8,1% em Santa Catarina. O crescimento também se mostra no fato das redes ganharem em participação do mercado 11,5% em lojas e 8,9% em faturamento no Paraná e e ganhar 8,5% em lojas e 12,5% em faturamento em Santa Catarina

Resultados em Santa Catarina

Os dados consolidados do mês de março deste ano, referentes aos últimos doze meses, comparados com o mesmo período de 2017, das redes de Santa Catarina, apontam que o faturamento da Febrafar cresceu 20,0%%, passando de R$ 299,5 milhões para R$ 359,4 milhões. No mesmo período o mercado brasileiro cresceu 12,3%, o mercado catarinense 11,4% e as redes Febrafar em todo o país 18,4%.

“Por mais que sejam dados relevantes, seriam ainda mais positivos se todas as lojas utilizassem nossas ferramentas e isso se comprova com os números comparativos entre as farmácias que utilizam o Programa de Estratégias Competitivas (PEC), desenvolvido pela Febrafar”, explica Abud Neto.

Ele se refere ao fato de que as farmácias que utilizam o referido programa em Santa Catarina cresceram 24,7% no período, enquanto as demais lojas da rede tiveram um índice de 10,0%.

Resultados no Paraná

No estado do Paraná os resultados não foram muito diferentes, sendo que as lojas das redes associadas a Febrafar cresceram no mesmo período de comparação das lojas de Santa Catarina 14,9%, passado de R$ 559,4 milhões em 2017 para R$ 642,8 milhões neste ano, enquanto o mercado paranaense cresceu 9,6%. Em relação às lojas das redes da Febrafar que utilizam o PEC, essas cresceram 15,6%, enquanto as demais obtiveram a taxa de apenas 8,6%.

“Foi interessante apresentar esses números, pois o evento é realizado com o objetivo de levar aos participantes um aprofundamento nas análises dos resultados regionais e caminhos para crescimentos, e esses ficaram bem claros”, finalizou Abud Neto