Você conhece o Painel de Aferição de Indicadores (PAI)?

PAI
O PAI (Painel de Aferição de Indicadores)é, importante ferramenta para gerenciamento de maneira eficaz do estabelecimento farmacêutico

Publicado em 04/07/2016

Para tomadas de decisões certeiras todo empresário precisa de informações seguras, pensando nisso, a FEBRAFAR desenvolveu para seus associados o PAI (Painel de Aferição de Indicadores), importante ferramenta para auxiliar proprietários, administradores e profissionais financeiros a gerenciarem de maneira eficaz o estabelecimento farmacêutico e que, também, permite a todos adquirir conhecimentos, rever conceitos e assumir nova postura gerencial perante os negócios.

O explica o diretor operacional da Febrafar Ney Henrique Arruda Santos, afirma que o PAI fornece informações sobre as vendas e despesas efetuadas mês a mês, aponta indicadores de eficiência do sistema operacional e financeiro da loja que permitem ao farmacista ter uma visão mais estratégica do seu estabelecimento.

O treinamento do PAI Febrafar é realizado via WEBINAR (sistema de webconferência). Durante as reuniões, os consultores analisam os dados mensais previamente informados (toda a composição de receitas e despesas da loja) pelos participantes e levantam indicadores da performance do grupo e da Febrafar como um todo.

Esta análise é fundamental para que o lojista acompanhe o lucro líquido mensal da loja, identifique o ponto-de-equilíbrio e, a partir disto, desenvolva ações para otimizar os processos operacionais, gerenciais e até mesmo comerciais do estabelecimento.

Sem dúvida, o participante que obtém 100% de aproveitamento das reuniões, tanto em participação online como em assimilação de conceitos, certamente conseguirá gerenciar o fluxo de caixa e o estoque da loja de forma profissional.

Cabe salientar que o PAI Febrafar é uma ferramenta de avaliação constante, sem imediatismos, pois os participantes só começarão a compreender os indicadores após algumas reuniões. E, a partir daí, terão condições de iniciar um trabalho para melhorá-los. Com o tempo, o empresário consegue avaliar quais despesas poderão ser reduzidas, quais produtos possuem maior giro, qual o ticket médio da loja, além de outros indicadores.

Apesar da comprovada eficiência da ferramenta, é importante ressaltar que o êxito das análises depende da consistência dos dados informados nas planilhas virtuais.

Veja abaixo algumas das principais melhorias contempladas na ferramenta:

·         Além de suas próprias informações, a loja poderá observar a média do grupo (dos últimos seis meses) ao qual ela estará inserida, a média da comunidade Febrafar (também dos últimos seis meses) e, até mesmo, a média da sub-rede (ou seja, o proprietário poderá visualizar a média de suas lojas);

·         O sistema validará os dados inseridos, comparando os valores informados a uma faixa já pré-estabelecida. Portanto, se os valores informados não estiverem dentro da faixa, o sistema apresentará uma mensagem na tela para que o usuário verifique se as informações inseridas estão plenamente corretas. Desta forma, serão reduzidos os índices de erros de digitação;

·         A rede poderá ser dividida em grupo. Portanto, se uma rede quiser, por exemplo, segmentar as lojas da capital às do interior, ela poderá fazê-lo eficientemente;

·         Os dados para avaliação serão fornecidos em dois formatos: em tabelas e gráficos;

·         Além do “nível loja”, o sistema dará acesso ao “nível Rede”. Com isso, a rede terá as informações necessárias para promover os acompanhamentos e criar suas próprias estratégias.

O executivo justifica que as inovações promovidas durante o desenvolvimento do PAI Febrafar proporcionarão aos participantes, além do aculturamento adquirido com a troca de experiências durante as reuniões, uma independência no momento em que forem analisar os dados, pois o sistema fornecerá a avaliação dos números, pontuando-os como bom, regular ou ruim.

Assessoria de Comunicação FEBRAFAR



Deixe uma resposta