Pesquisa Datafolha revela que população brasileira mantém alta confiança nos medicamentos genéricos

generico

A maior parte dos brasileiros confia nos medicamentos genéricos, mostra pesquisa Datafolha encomendada pelo ICTQ (instituto de pesquisa para o mercado farmacêutico). Segundo Marcus Vinicius Andrade, diretor-executivo do ICTQ, o objetivo foi avaliar o grau de confiança da população aos medicamentos. Em 2012, o índice de confiança era de 70%. Em 2014, passou para 73%. Os mais confiantes nesse tipo de remédio são os idosos, a partir dos 60 anos. Entre eles, a taxa de confiança sobe para 78%. A população do Sudeste apresenta o maior índice de confiança, de 76%. Já o Centro-Oeste apresentou o menor índice (67%).

Entre os medicamentos similares, o grau de confiança foi o que mais subiu: de 35%, em 2012, para 54% no ano passado – reflexo da exigência pela ANVISA de testes que comprovam a qualidade e a equivalência terapêutica de um similar em relação ao de marca, algo que no passado era exigido somente aos genéricos. Já os medicamentos de referência (marca) continuam na liderança no grau de confiança do consumidor brasileiro. Em 2012, o índice era de 79%. Em 2014, passou a 78%. Mas, se considerar a margem de erro – de dois pontos percentuais para mais ou para menos – não houve mudança.

Divulgada em fevereiro de 2015, a pesquisa Datafolha foi realizada no mês de setembro do ano passado, em 134 municípios de todo o país. Ao todo, foram entrevistados 2.162 consumidores. Para obter mais informações, envie email para pesquisa@ictq.com.br .


Fonte: 
Folha de S. Paulo

 

 



Deixe uma resposta