17 de novembro de 2016

PIX Farma – Uma nova rede com grande experiência

PIX Farma

PIX Farma iniciou suas atividades oficialmente em 01 de setembro de 2016, depois de dezoito meses de formatação do negócio juntamente com o Sebrae do Paraná

Publicado em 17/11/2016

A Rede PIX Farma é uma das mais recentes afiliadas à Febrafar, podendo ser também considerada a mais nova entre as 53 associadas. Contudo, esse fato não significa que não possua grande know-how, uma vez que foi criada por profissionais de alto gabarito, que saíram de outras redes de sucesso.

Exemplo é o atual presidente da PIX Farma, Robert Kock, que possui uma longa história no mercado farma associado à outra rede de sucesso, da qual foi um dos fundadores e participando da diretoria por longo período de tempo. Kock também foi vice-presidente da Febrafar entre 2006 e 2015.

Veja a seguir entrevista com o presidente da Rede PIX:

  1. Como nasceu a PIX Farma? Detalhe o tamanho atual e a representatividade no mercado farma?

A PIX Farma iniciou suas atividades oficialmente em 01 de setembro de 2016, depois de dezoito meses de formatação do negócio juntamente com o Sebrae do Paraná, que nos auxiliou na formalização da nossa empresa e também no desenvolvimento e estruturação dos departamentos, que entendemos serem indispensáveis. Buscamos também apoio de grandes especialistas de mercado para o desenvolvimento do nosso logo e todos os demais materiais que compõem o mix de marketing e fechamos parceria com uma empresa especializada do setor de farmácias – a Farmarcas –, resultando em um logo moderno.

Atualmente, contamos com 13 lojas, que foram as que iniciaram o projeto, e estamos no Paraná, nas cidades de Curitiba, Campina Grande do Sul, Pinhais e São José dos Pinhais, e em Santa Catarina, nas cidades de Mafra e Itaiópolis.

  1. Quais os diferenciais dos trabalhos que são desenvolvidos por vocês junto às farmácias associadas?

Estamos trabalhando fortemente em treinamento, pois entendemos que o atendimento pode ser um diferencial, desde que esteja aliado a uma estratégia de preços competitivos e com mix adequado para as lojas. Começamos a operação da PIX Farma com cartão fidelidade, implantado em todas as lojas, porque temos a convicção de que essa ferramenta, além de trazer o benefício que o cliente quer e espera, é também uma poderosa maneira para fidelizar o consumidor.

  1. Como é o momento pelo qual as farmácias associadas a sua rede estão passando?

Como a PIX Farma iniciou suas atividades em setembro e a mudança que vivenciamos ocorreu em um curtíssimo espaço de tempo – passando pela identidade visual, desde layout externo e interno, renovação de mobiliário, até mesmo uniformes, e também uma alteração de postura nas lojas –, tudo vem sendo muito positivo e a expectativa que foi criada com a mudança de se trabalhar com uma nova marca já está se concretizando em nossas lojas. Estamos todos felizes e satisfeitos.

  1. Como conheceram a Febrafar e quais as expectativas ao se associarem à rede?

Conhecemos a Febrafar desde 2004, quando participávamos de outra associação. Sabemos das importantes ferramentas que a federação disponibiliza, a fim de tornar as farmácias competitivas.

  1. Quais as ferramentas de gestão apresentadas que acredita poder proporcionar um diferencial na gestão dessas farmácias?

Estamos utilizando Acode, Confear, SIC e Sigpharma. Como estaremos trabalhando a gestão nas lojas, entendemos que o PAI poderá nos auxiliar bastante também nesse processo.

  1. Qual a importância do associativismo para você e quais os motivos que levam uma farmácia a buscar esse modelo? E em relação aos resultados?

O associativismo faz com que pequenas e médias empresas possam competir com as grandes corporações, pois o objetivo de uma associação é justamente oferecer diferenciais para que as farmácias possam prosperar por meio do uso de ferramentas de marketing e administrativas, estratégia de preço e parcerias comerciais. O resultado é um aumento nas vendas e na participação de mercado. Nos dias de hoje, uma farmácia que não está ligada a uma associação tem muita dificuldade de oferecer benefícios aos seus clientes.

  1. Quais são as projeções traçadas por sua rede para o futuro?

Estamos iniciando a prospecção de novas lojas e o nosso objetivo é chegarmos em 100 lojas até o final de 2018. Sabemos que é uma meta audaciosa, mas trabalharemos para atingir esse número.

  1. Quais as estratégias para atingir esses objetivos?

Realizaremos um evento no início de 2017 em que estaremos apresentando a PIX Farma para farmácias interessadas e mostrando os benefícios de aderir a nossa marca. Além disso, estamos montando nosso departamento de expansão. E isso tudo é só o começo!

Com informações da Assessoria de Comunicação da Febrafar

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