Prescrição farmacêutica deverá entrar em vigor no dia 25 de setembro

Da Redação

A prescrição farmacêutica aprovada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) deverá ser publicada no Diário Oficial da União no dia 25 de setembro – Dia Internacional do Farmacêutico. O anúncio foi realizado recentemente, durante o Fórum “Aspectos Legais da Indicação Farmacêutica”, no 4º Encontro de Negócios da Ação Magistral, em Canela (RS).

Com a publicação, farmacêuticos de todo o Brasil poderão prescrever medicamentos de venda livre, fitoterápicos, florais, oficinais, incluindo medicamentos industrializados, cosméticos e formulações magistrais.

De acordo com o presidente do CFF, Walter Jorge João, a resolução terá forte impacto na realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos postos de saúde, uma vez que as prefeituras e os estados também poderão contratar farmacêuticos para o atendimento. “O profissional vai poder conversar com o paciente, prescrever, garantir o uso correto dos medicamentos, esclarecer sobre a posologia e reações adversas. A grande mudança é essa interação entre o farmacêutico e a sociedade.”

Jorge João alertou aos farmacêuticos presentes no encontro que os profissionais ainda irão enfrentar muitas discussões e que precisam estar seguros da sua atividade profissional. “Essa resolução não conflita com outras profissões. Os medicamentos que estamos assumindo a responsabilidade, até agora não eram de ninguém. Qualquer pessoa podia chegar em uma farmácia e fazer a compra. Ninguém queria saber para o que era ou por que iria usar. Contudo, esses medicamentos não são isentos de risco. Pelo contrário, encarecem os cofres públicos, pois as interações medicamentosas e as reações adversas resultam em alto índice de internações hospitalares”, concluiu.

CAPACITAÇÃO

Após a publicação da resolução, o CFF disponibilizará um portal online para esclarecer dúvidas da comunidade e dos próprios farmacêuticos sobre as novas práticas que envolvem a atividade clínica. Também será oferecida capacitação em formato de Educação à Distância (EAD) para qualificar os profissionais. O CFF, inclusive, pretende atuar junto às universidades e cursos de farmácia para a atualização das grades curriculares.

Também estiveram presentes no evento em Canelas o presidente da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), Ademir Valério, o presidente da Anfarmag-RS, Eduardo de Abreu, o secretário-geral do Conselho Regional de Farmácia (CRF-RS), Roberto Canquerini, o presidente da Ação Magistral, Gilberto Biegelmeyer e os farmacêuticos proprietários de farmácias da associação.

O 4º Encontro de Negócios reuniu farmacêuticos proprietários de farmácias de manipulação de oito estados brasileiros e fabricantes de matérias-primas do setor. Ocorreu nos dias 6 e 7 de setembro, no Hotel Continental Canela (RS). Para mais informações, acesse o site www.cff.org.br .
Fonte: CFF



Deixe uma resposta