Reunião Regional da Febrafar apresenta crescimento em Santa Catarina e no Paraná

No dia 24 de agosto ocorreu a Reunião das Regionais Paraná e Santa Catarina da Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar), evento anual que apresentou os resultados positivos das lojas das redes associadas nessas regiões, com um crescimento acima do mercado.

“As redes dos dois estados apresentaram resultados muito positivos crescendo acima de seus respectivos mercados e do Brasil. Contudo, os dados mais relevantes foram referentes ao fato de que as lojas que utilizam as ferramentas da Febrafar tiveram um crescimento ainda mais significativo das demais”, explica o diretor geral da Federação, José Abud Neto.

Participaram do encontro as redes AC Farma, Farmácia Desconto Fácil. Drogaria Farmagnus, Farma & Farma e Stylo Farma, de Santa Catarina, e Coperfarma, Rede Drogamais, Pix Farma, Rede Hiperfarma e Farmácias Desconto Fácil, do Paraná.

Resultados em Santa Catarina

Os dados consolidados do mês de julho deste ano, referentes aos últimos doze meses, comparados com o mesmo período de 2016, apontam que o faturamento da Febrafar cresceu 21,3%, passando de R$ 257 milhões para R$ 312,6 milhões. No mesmo período o mercado brasileiro cresceu 11,6%, o mercado catarinense 13,7 e as redes Febrafar em todo o país 18,7%.

“Por mais que sejam dados relevantes, seriam ainda mais positivos se todas as lojas utilizassem nossas ferramentas e isso se comprova com os números comparativos entre as farmácias que utilizam o Programa de Estratégias Competitivas (PEC), desenvolvido pela Febrafar”, explica Abud Neto.

Ele se refere ao fato de que as farmácias que utilizam o referido programa cresceram 22,8% no período, enquanto as demais lojas da rede tiveram um índice de 14,6%. Lembrando que atualmente as lojas das redes associadas à Febrafar somadas são 432 das 3,8 mil existentes em Santa Catarina, ou seja 11,5% do total.

Resultados no Paraná

No estado do Paraná onde as redes da Febrafar possuem 560 farmácias das 6,1 mil existente (9,2% do total), os resultados não são muito diferentes, sendo que as lojas das redes cresceram 17,6%, passado de R$ 483,5 milhões em 2016 para R$ 568.7 milhões neste ano, enquanto o mercado paranaense cresceu 13,4%.

Em relação às lojas das redes da Febrafar que utilizam o PEC, essas cresceram 19,9%, enquanto as demais obtiveram a taxa de apenas 8,3%. “Foi interessante apresentar esses números, pois o evento é realizado com o objetivo de levar aos participantes um aprofundamento nas análises dos resultados regionais e caminhos para crescimentos, e esses ficaram bem claros”, finalizou a diretora comercial da Febrafar, Karen Corridoni. O evento aconteceu em Tubarão, em Santa Catarina.