Sandoz finaliza Programa Qualidade Profissional

A Sandoz, divisão de genéricos e biossimilares da Novartis, finalizou o programa Qualidade Profissional Sandoz, uma plataforma de treinamento online que trouxe conhecimento para profissionais farmacêuticos e de atendimento do varejo farmacêutico de todo o Brasil, reconhecendo os participantes com melhor performance e engajamento. O Programa faz parte da estratégia da companhia de levar educação continuada a profissionais ligados à saúde, contribuindo com a ampliação do acesso à informação qualificada para a população.

Alinhada às novas tecnologias e tendências em educação continuada, a Sandoz está apostando na área digital. Em 2017, a companhia investiu cerca de R$ 2 milhões em iniciativas para levar informação qualificada ao seu público.

O Qualidade Profissional foi iniciado em meados do primeiro semestre de 2017 e terminou no fim de setembro. No total, beneficiou 3,2 mil pessoas com capacitação de qualidade sobre as principais classes terapêuticas, como cardiologia, sistema nervoso central, anti-infecciosos, gastro, saúde feminina e saúde masculina.

“O resultado foi surpreendente, com um engajamento total das pessoas. O time de campo da Sandoz foi muito empenhado na divulgação do Programa aos profissionais farmacêuticos e de atendimento, que se envolveram profundamente com a busca de conhecimento”, avalia Érica Sambrano, diretora comercial da Sandoz.

Colaboradores de farmácias puderam participar do programa de capacitação em duas categorias: profissionais farmacêuticos e de atendimento. Os conteúdos foram oferecidos em forma de textos, videoaulas e games – estes últimos aplicados para fixação do conteúdo. Aqueles que tinham melhor performance nas respostas, acumulavam mais pontos.

Os finalistas de cada região do País avançaram para a segunda fase, na qual foi realizada a votação aberta e online que resultou em mais de 30 mil votos. Os vencedores foram convidados a participar de uma visita à fábrica da Sandoz em Cambé, no estado do Paraná, que ocorreu do dia 27 a 29 de setembro.

“Achei muito legal porque nunca tem nada para os farmacêuticos e balconistas. Normalmente as empresas fazem ações para médicos, mas muitas vezes o paciente vai falar é com o profissional da farmácia. O Programa Qualidade Profissional nos fez sentir valorizados”, afirma a farmacêutica Raquel Kraemer, de Orizona, Goiás.

“Gostei das provas em forma de games, pois nos ajudaram a responder de forma certa, em menos tempo e de maneira dinâmica para podermos estudar. Eu já tenho grande experiência no mercado, mas me faltava chegar em uma indústria e ver de perto o processo de produção para que possa passar ao consumidor o passo a passo do controle de qualidade”, conta o farmacêutico Antônio Soares Barreto, de Taboão da Serra, São Paulo.

“Pensava que não ia ganhar e visitar a fábrica. Quando eu vi que tinha ido para a segunda etapa, imprimi santinhos para pedir votos. Eu entregava para os clientes da farmácia, fiz campanha pelo Facebook e Whatsapp também”, lembra o profissional de atendimento Roniel dos Santos, de Altos, Piauí.

Durante a visita à fábrica, localizada em Cambé, município próximo à Londrina (PR), os profissionais conheceram todo o processo de fabricação dos medicamentos da Sandoz, desde a parte química até a embalagem e o transporte. “Eles viram na prática que os genéricos não são todos iguais e que a qualidade faz toda a diferença. A Sandoz tem um padrão internacional de qualidade e temos muito orgulho de provar isso na visita à fábrica. Temos um portifólio amplo, sabemos da importância do atendimento na farmácia e valorizamos os profissionais que estão lá”, diz o presidente da empresa no Brasil, André Brázay, que recebeu os ganhadores do Qualidade Profissional e entregou os certificados junto com o diretor de marketing e inteligência de mercado, Guilherme Barsaglini.

Para a atendente Jéssica Giusti, de Jacinto Machado, Santa Catarina, foi uma oportunidade única. “Fomos muito bem recebidos e está sendo bem importante para nosso conhecimento e crescimento profissional. O que eu mais gostei foi de visitar a empresa e acompanhar todo o processo de fabricação do produto. Vamos passar essa confiança para o nosso paciente”, afirma.

“Com todo o sucesso do Qualidade Profissional e o excelente retorno dos participantes que pudemos presenciar, temos cada vez mais certeza de que estamos no caminho certo ao investir em plataformas digitais e gerar conteúdo relevante para farmacêuticos e balconistas. Isso só nos traz mais motivação para já começarmos a pensar no Qualidade Profissional 2 para o próximo ano”, diz Rodrigo Salman, gerente de marketing.

Além do Qualidade Profissional Sandoz, a companhia está fazendo grandes investimentos em outros projetos na internet. Um exemplo é o portal Cuidamos da Saúde (www.cuidamosdasaude.com.br), que traz conteúdos relevantes para pacientes produzidos por especialistas, além de seções de treinamento para médicos, balconistas e farmacêuticos. O acesso é livre e o usuário pode compartilhar informações nas redes sociais.