StyloFarma – 10 anos conquistando o mercado

A Rede StyloFarma está completando neste ano 10 anos de existência apresentando números que comprovam os caminhos acertados que proporcionam os crescimentos de todas as lojas da rede.

Os números comprovam esse resultado, para se ter uma ideia, no acumulado dos últimos 12 meses, o faturamento das farmácias licenciadas cresceu duas vezes mais que a média do estado de Santa Catarina. Os dados consolidados do mês de março deste ano, referentes aos últimos doze meses, comparados com o mesmo período de 2017, da StyloFarma, apontam que o faturamento das farmácias cresceu 23,1%.  No mesmo período o mercado brasileiro cresceu 12,3%, o mercado catarinense 11,4%.

“São vários fatores que levaram ao crescimento. O principal ponto a ser destacado está relacionado à gestão, que possibilita que sejamos competitivos nos preços que oferecemos, além de possibilitar que as farmácias tenham maior gestão financeira, estruturas físicas padronizadas e otimizadas e um marketing assertivo, que capta e fideliza os clientes”, explica o diretor comercial da StyloFarma, Stefan Henrique Passold.

Na opinião do coordenador de desenvolvimento de licenciados, Vinícius Pereira Figueiredo, o desempenho está ligado principalmente aos investimentos realizados pela rede para oferecer gestão de qualidade para as lojas licenciadas, sobretudo, a partir das mudanças realizadas no final de 2016, quando ocorreu uma reestruturação interna na rede e a criação do setor de Desenvolvimento de Licenciados e o setor de Negociações Estratégicas.

O coordenador considera que tais ações “possibilitaram um foco maior no desenvolvimento de cada licenciado onde as farmácias tornem-se mais competitivas nos preços, na gestão e estão promovendo uma padronização nas farmácias, com estruturas físicas otimizadas e um marketing assertivo, que capta e fideliza os clientes”, conta.

Exemplo de gestão

A rede hoje é considerada como um exemplo de gestão, para isso tem como missão a dedicação aos licenciados, promovendo o seu desenvolvimento. Com esse norte, a StyloFarma investe em pessoas e ferramentas, pois acredita que esses são os pilares para evoluir e desenvolver empresas de prestação de serviços, especialmente em nosso ramo de atuação. Para tanto foi montada uma forte estrutura, que conta hoje com 19 colaboradores para atender as 68 farmácias licenciadas, todos especialistas em suas funções.

Além disso, conta com as mais atuais ferramentas de gestão o que proporciona conhecer e entender melhor o mercado, podendo assim montar planos de ação para nossas farmácias trazendo com isso desempenho acima da média do mercado. “No último MAT crescemos 103% acima da média do mercado, com o mesmo número de farmácias”, comemora Stefan Henrique Passold.

Para que as redes possam utilizar todos os benefícios da Rede StyloFarma, foi desenvolvido uma área dedicada aos licenciados, o setor de “Desenvolvimento de Licenciados” que é composta por uma equipe técnica e qualificada de profissionais que tem como objetivo desenvolver as farmácias licenciadas por meio das visitas dos consultores que são realizadas presencialmente em cada uma das lojas, auxiliam na gestão financeira, de venda, de estoque, de pessoas, através das ferramentas e planos de ação 5W2H, além de auxiliar na layoutização interna de produtos e treinamento aos colaboradores.

A equipe conta também com os “Anjos” que auxiliam as farmácias no dia-a-dia em qualquer dificuldade que possa vir a ocorrer desde um simples auxilio no sistema operacional da farmácia até a implantação dos PBM´s, tudo isso é orientado por um coordenador que direciona e planeja ações em cada uma das farmácias.

Relação com os associados

A equipe da rede busca sempre estar próximo ao licenciado, por meio de visitas presenciais, contatos telefônicos, e-mail, whatsapp. Além de três reuniões realizadas anualmente, uma feira de negócios realizada no mês de março, treinamentos que são realizados durante todo o ano e uma festa de confraternização realizada no final do ano.

“A confiança de ambas as partes é o que guia a relação, sem confiança acredito que nada disso que alcançamos seria possível. Agora a rede vem trabalhando fortemente para ampliação do setor de Negociações Estratégicas, buscando aprimorar o modelo de compras através de compras pontuais e por demanda conseguindo assim uma melhor condição de compra junto aos fornecedores”, conta o diretor comercial.

Comemoração e futuro

“O maior destaque nesses 10 anos seria que, fizemos e fazemos tudo para desenvolver e levar gestão para nossas farmácias licenciadas. Lá em 2007, vimos como as grandes redes estavam tomando corpo, crescendo e tomando mercado em cima das farmácias independentes e na época não conhecíamos nenhuma rede em nosso estado que tinha como ‘foco’ a gestão e o desenvolvimento dos proprietários das farmácias independentes e foi estão que nasceu a StyloFarma”, analisa o coordenador de desenvolvimento de licenciados.

Com base nisso, o futuro da rede já vem sendo traçado, com o objetivo da ampliação da equipe, qualificação do pessoal e ferramentas já bem alinhadas. A ideia é a captação de novos licenciados e ampliação das farmácias já existentes, pretendendo até o final de 2019 chegar à marca de 100 farmácias licenciadas.

“Nesses dez anos, gostaríamos de agradecer aos colaboradores que se dedicam e vestem a camisa da empresa fazendo com que todas as ferramentas e diretrizes sejam sempre direcionas aos nossos valores parceiros comerciais que acreditaram na ideia e que nos apoiam no dia-a-dia para alcançarmos nossos objetivos, e em especial a todos os nossos licenciados, farmacêuticos e atendentes que não medem esforços para levar Saúde, segurança  e bem-estar para a população”, finaliza Stefan Henrique Passold.