Unifarma – foco e estratégia para retomada

“A Unifarma voltou com tudo!” Esse é um sentimento do mercado em relação ao reposicionamento que a rede do Rio Grande do Norte realizou recentemente, principalmente em função dos ótimos resultados que os associados estão obtendo. Os números atuais da Unifarma foram muito positivos no último ano, sendo que o faturamento das 337 lojas da rede cresceu 24% no período de um ano finalizado em janeiro de 2018, em comparação com igual período do ano anterior.

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Em semelhante análise, o mercado do Rio Grande do Norte cresceu 19,9% e o nacional 12,7%. “Estamos muito felizes com os resultados, pois ele é fruto de uma reavaliação estratégica de nossos negócios, que possibilitou que voltássemos a ter grande destaque na área de varejo. Fato é que, até mesmo lojas que tinham deixado a rede no passado, voltaram a se afiliar e estão observando ótimos resultados”, conta Hingo Soares, diretor da Unifarma.

A retomada diz respeito a um passado recente, quando a rede não apresentou números tão interessantes. Mas, segundo Soares o início da virada se deu recentemente, após uma reunião em conjunto com a Febrafar. “Na ocasião os números da rede foram constrangedores, isso fez com que ascendesse a luz de alerta. A partir disso repensamos em toda nossa estratégia, o que possibilitou a volta ao crescimento”.

As mudanças foram muitas, exemplo é que a rede possuía uma distribuidora que demandava muito de nosso esforço para os seus processos, assim, foi identificado que esse era um dos fatores que levava o grupo a perder espaço no mercado. Com essa percepção, a diretoria da Unifarma decidiu se desfazer da distribuidora, se dedicando exclusivamente às lojas.

“Tomada a decisão da venda, passamos a focar em nossa gestão, melhorando nossa prestação de serviços aos associados, fazendo com que eles voltassem a ver os benefícios que oferecíamos. Assim, nosso caminho foi reorganizar a casa e estamos colhendo os primeiros frutos”, festeja o diretor.

Para as melhorias foi montada uma equipe exclusiva para prestar serviço aos associados. Outro ponto fundamental é que ocorreu a intensificação da presença nos pontos de vendas com a contratação de consultores que visitam esses locais pelo menos uma vez por mês, passando novidades, promoções e parcerias.

“Para a mudança contamos com nossos parceiros, como é o caso da Febrafar, que sempre nos proporciona informações estratégicas. Hoje estamos antenados com tudo que acontece no mercado e mostramos aos associados a importância de utilizar as ferramentas de gestão, como o PEC e o PAI. Enfim, provamos que fazer o trabalho de maneira correta dá resultado e é isso que estamos colhendo agora”, argumenta Soares.

Agora, para o futuro, a expectativa da rede, é continuar a obter e passar informações e estratégias e projetar um caminho de crescimento, já pensando em ações de expansão para outros estados.