O varejo farmacêutico avalia os bons resultados em 2017 e as projeções para 2018

Houve um grande salto relativo ao crescimento do varejo farmacêutico nos primeiros trimestres de 2017 – mais precisamente de janeiro a outubro. Esse crescimento foi mais acentuado nas farmácias filiadas à Federação Brasileira das Redes Associativas de Farmácias (Febrafar), resultado interessante com projeção de continuar neste ano.

Do ponto de vista numérico, houve um crescimento de faturamento em 20,81% das farmácias filiadas das redes associadas (Febrafar) e 12,85% no mercado farmacêutico em geral, no período de janeiro a outubro de 2016, o mesmo comparado ao de 2017, segundo dados de pesquisa levantado pela empresa IQVIA.

Vários indicadores apontam que o mercado farmacêutico teve resultados positivos em 2017, e a Febrafar ainda mais com um aumento maior que 50% em comparação ao mercado, apoiado entre outras coisas pela utilização das ferramentas fornecidas pela Febrafar. E esses números ainda podem ter crescido mais até o final do ano de 2017 – um fechamento de aumento médio de 13% e nas vendas unitárias de 4%, no mercado farmacêutico em geral, já nas associadas na faixa de 21% e 5% respectivamente.

Projeções para 2018

Uma noticia importante para o mercado este ano é que não haverá um aumento significativo de medicamentos e como é ano de eleição, o mercado irá ser movimentado e devido a este fato, pode ser impactado diretamente, como no caso das negociações referentes ao programa “Aqui Tem Farmácia Popular”.

Mas um fator que pode ser preocupante, por parte dos administradores das farmácias, principalmente as independentes é a constante necessidade de atualização e investimentos em gestão, pois será um ano mais desafiador ainda, devido à cogitação do crescimento das grandes redes na abertura de novas lojas em 2018.

Ainda segundo a Febrafar, as farmácias independentes terão novos e maiores desafios pela frente, especialmente quanto a um novo modelo de negócios que o mercado está impondo, com o foco nas parcerias e associativismos.

Fonte – https://www.vetorsolucoes.com.br/o-varejo-farmaceutico-avalia-os-bons-resultados-em-2017-e-as-projecoes-para-o-proximo-ano/