farmacêutico Ajuste Máximo de Preços de Medicamentos, Reajuste Máximo de Preços de Medicamentos

02 de dezembro de 2024

Expansão de farmácias no Brasil acelera em 2024

Um levantamento da IQVIA aponta que a expansão de farmácias foi a principal força motriz do crescimento do setor nos primeiros oito meses de 2024. No período, 15.918 novas unidades entraram em operação no Brasil, sendo 63,3% (10.084) lojas independentes.

Entre as redes associativistas, filiadas à Febrafar, foram registradas 2.245 novas farmácias (14,1%), enquanto o grande varejo vinculado à Abrafarma inaugurou 1.594 unidades. Outros segmentos, como associações, franquias e pequenas e médias redes, somaram 1.151 e 834 novos pontos de venda, respectivamente, elevando o total de farmácias no país para 93.174.

Nos últimos cinco anos, o ritmo de novas aberturas manteve-se relativamente equilibrado entre os segmentos, mas as farmácias independentes ainda representam 55,1% do total de unidades.

Abertura em alta, mas também fechamento

Apesar do forte crescimento, o número de farmácias que encerraram suas atividades continua alto, afetando principalmente o setor independente. Das 7.938 farmácias que fecharam as portas no Brasil neste ano, 87,4% (6.934) eram independentes.

Paulo Gomes, vice-presidente de relacionamento com o mercado da Retail Farma Brasil, ressalta que a sobrevivência do negócio atualmente depende mais da capacidade de adaptação e inteligência de mercado do que do porte da empresa. “O conhecimento passado de geração em geração não é suficiente no cenário atual”, adverte.

Segundo Gomes, enquanto grandes redes e grupos associativistas operam com plataformas de CRM e insights sobre o comportamento do consumidor, muitos varejistas menores ainda focam em métodos tradicionais de gestão, o que os torna mais vulneráveis no mercado competitivo.

Fonte: Pharma Innovation e Abradilan

Compartilhar via: