18 de julho de 2017

Associativismo mostra força em Minas em reunião entre Febrafar e redes

 

Realizada nos dias 6 e 7 de julho, a edição de 2017 da Reunião da Regional Minas Gerais da Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) foi um grande sucesso apresentando a força que o associativismo possui na região.

O evento contou com a presença do diretor geral, José Abud Neto, e da diretora comercial, Karen Corridoni, que apresentaram na ocasião os números relacionados à região, oportunidades de negócios e o posicionamento da Federação em busca de novas estratégias para o crescimento.

“Essas reuniões se mostram fundamentais para que se tenha um alinhamento estratégico entre as redes da região, fortalecendo o relacionamento e também reafirmando a importância a utilização das ferramentas desenvolvidas e disponibilizadas pela Febrafar. É muito interessante observar que já apresentamos um crescimento acima do mercado mineiro, mas, para o grupo que utiliza com efetividade as ferramentas o crescimento é muito maior”, explica Abud Neto.

Participaram do evento as redes Compre Certo, Droga Rede, DSG Farma, Entrefarma, Grupofarma, Inova Drogarias, Líder Saúde, MG Farma, Rede Liga Farma, Rede Minas Farma, Redefarma, UAI Farma e Ultrapopular. Essas junto representam 16% do mercado mineiro em número de lojas, sendo que Minas possui 9,2 mil farmácias, das quais 1.482 lojas são da Febrafar.

Contudo, os dados que são mais relevantes é que em um corte de faturamento de junho de 2016 à maio de 2017, em comparação a junho de 2015 à maio de 2016, enquanto o mercado brasileiro cresceu 11,5% e o mercado mineiro cresceu 13,5%, as redes ligadas a Febrafar em Minas cresceram 19,9%.

“Em uma análise mais detalhada podemos observar que 85% de nossas redes cresceram acima do mercado, entretanto existem casos de crescimento menor. É interessante observar que entre as lojas que obtiveram maior crescimento se destacam as que utilizam com maior efetividade as ferramentas fornecidas, como é o caso do PEC e PAI”, alerta Abud Neto.

Para exemplificar esse fato, um número que se destaca é que as redes de Minas que utilizam o Programa de Estratégias Competitivas (PEC) cresceram no mesmo período impressionantes 22,4%, já as que não utilizam cresceram 14%. O PEC é um Programa de Fidelidade disponível para adesão em todas as redes associadas,

“Com o que foi apresentado, se torna claro que, para que as redes possam evoluir ainda mais, é preciso que usem mais os produtos que são disponibilizados pois com isso poderão atender melhor o mercado”, analisa Karen Corridoni. “Mas, observo que o resultado do evento foi bastante positivo, com os representantes das redes saindo muito motivados”.

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