19 de novembro de 2024
27 de março de 2015
Categoria infantil continua sendo destaque no mercado de HPPC
Publicado 27/03/2015
O segmento de perfumaria movimenta um mercado de mais de R$ 17,1 bilhões. Enquanto o mercado de desodorantes tem um faturamento de R$ 11,5 bilhões. Cada vez mais, a população vem se conscientizando para os riscos da exposição ao sol, o que contribui para um mercado interno forte na categoria de proteção solar, que responde por R$ 4,1 bilhões, de acordo com a Abihpec – Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos .
Entre as principais categorias em que o Brasil figura como 2º maior consumidor mundial estão produtos masculinos, infantis e para cabelos. Nos últimos cinco anos, o segmento de produtos infantis obteve um crescimento médio composto de aproximadamente 14%, alçando faturamento de R$ 4,5 bilhões em 2014. O Brasil é líder em consumo de produtos para cabelo infantil, representando 24% do consumo mundial.
No Brasil, a categoria de produtos masculinos representa quase 11% do consumo total de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC). As vendas dobraram de tamanho nos últimos cinco anos e registraram em 2014 um faturamento na ordem de R$ 11,1 bilhões. Isso é reflexo do crescimento da cultura masculina voltada para o cuidado com a saúde e o bem estar.
No mercado de cabelos o desempenho não foi diferente. Impulsionado pelas categorias de condicionadores, colorantes e xampu, que juntos representam 90% do segmento de cabelos, o País registrou um faturamento de R$ 21,2 bilhões, um crescimento de 11% frente a 2013.
Para a Abihpec, o desempenho do setor no último ano está intimamente associado ao fato de ser representativo em todas as faixas sociais, inclusive nas classes D e E. Além disso, há a importância dos produtos de HPPC na vida dos consumidores, principalmente como item fundamental para promoção de hábitos de saúde e bem estar, impactando também na qualidade de vida das pessoas.
Todos os dados apresentados são de preço final ao consumidor da Euromonitor referente ao ano de 2014.
Fonte: Abihpec
Foto: Feepik