11 de dezembro de 2024
07 de dezembro de 2024
CB Drogarias: rodada de negócios movimenta R$ 5 milhões em vendas
Fundada em 2015, em Alfenas, no Sul de Minas Gerais, a CB Drogarias já alcança 17 regiões do Brasil com grande capilaridade no Mato Grosso, estado que recebeu um polo administrativo do grupo. “Montamos o polo em 2020, assim a matriz administrativa fica em Alfenas e a filial em Cuiabá”, conta em entrevista ao Guia da Farmácia, o fundador e diretor da CB Drogarias, Franco Valério.
E expandir negócios para Valério vai bem além da abertura de novos pontos de venda. O empresário idealizou, em 2022, a primeira “Rodada de Negócios do Grupo CB Drogarias do Estado de Mato Grosso” e o evento chegou, agora, à sua terceira edição. “A ideia inicial era reunir nossas lojas do Estado para um dia repleto de oportunidades, ofertas e ações que normalmente não fariam parte da rotina diária”, conta Valério.
De acordo com ele, já na segunda rodada, no ano seguinte, a empresa introduziu um formato enriquecido. “Pela manhã, focamos em reflexão, informação e conteúdos relevantes ao nosso segmento. Nesta edição, contamos com a participação de Ciro Bottini, famoso pelo antigo Shoptime e seu icônico bordão “vender, vender, vender”. Este formato foi um sucesso e muito bem recebido por todos”, diz.
Atualmente, a CB Drogarias alcança 17 estados do País: no Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul); Nordeste (Bahia, Ceará, Maranhão; Paraíba e Pernambuco); Norte (Acre, Pará e Rondônia); Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo); e Sul (Paraná e Santa Catarina).
Formato de sucesso
A terceira rodada aconteceu em 22 de novembro, reunindo cerca de 600 pessoas entre lojistas, distribuidores, indústrias, parceiros e convidados. “Nessa terceira Rodada de Negócios, mantivemos o formato bem-sucedido e trouxemos Ney Santos, atual diretor de inovação e tecnologia da Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar).
Santos compartilhou sua história, além de oferecer informações técnicas, ferramentas e ações que capazes de auxiliar no dia a dia do nosso segmento. “Diferentemente do ano anterior, onde Ciro Bottini focou mais nas vendas em geral, Ney Santos trouxe um conteúdo mais técnico e específico para o nosso mercado”, pontua Valério, destacando o volume de negócios alcançado com o evento. “Como abrimos as ofertas uma semana antes do encontro e finalizamos na semana seguinte, isso nos ajudou demais. Então, como resultado, a terceira Rodada de Negócios movimentou R$5 milhões em vendas”, comemora.
Ambiente icônico
Não foi somente o volume recorde de negócios que chamou a atenção do evento. O encontro foi realizado na Arena Pantanal, uma das sedes da Copa do Mundo de 2014 e que, atualmente, também é sede de jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol.
“Foi uma conquista memorável. Pude ver, por exemplo, lojistas do interior do estado que nunca tinham visitado um estádio e tiveram a oportunidade de viver essa experiência. Para eles, foi algo incrível e muito especial”, celebrou Valério.
Alcance nacional
Com o sucesso das três edições da Rodada de Negócios, a CB Drogarias já pensa em expandir o evento. “Nosso desejo é levar o evento para o Brasil todo, em um local onde as outras lojas possam estar conosco e aproveitar também desse momento. Afinal, somos 300 lojas em 17 estados, mas por enquanto, focamos em Cuiabá (MT), em função da maior capilaridade de lojas ser nesse estado. Mas estudamos a viabilidade de realizar em São Paulo, em meados de novembro de 2024, abrindo a oportunidade para todas as lojas do Brasil”, revela Valério.
Para ele, sem sombra de dúvidas, a Rodada de Negócios aproxima tanto a indústria da loja como também o distribuidor, mas o que mais nos chama a atenção é a troca de informação e conhecimento. “Os erros e acertos compartilhados são fundamentais para o crescimento do nosso negócio. E para a CB, é um momento de estarmos próximos aos nossos parceiros”, conclui.
ntre os planos da CB Drogarias para 2025 estão a abertura de mais 100 lojas e crescimento 30% no faturamento geral do Grupo. “Além disso, queremos inaugurar nosso EAD (CB Academy) para pequenos empreendedores que não têm condições financeiras de ser rede e que não precisam transformar o seu layout num todo mas precisam se profissionalizar. Também queremos ampliar nosso modelo de negócio de lojas voltadas com espaço a saúde e bem-estar e maior variedade de produtos que é a Marca Suprema Farma”, finaliza.
Farmácias interessadas em conhecer o modelo de atuação da rede e se associar à ela podem acessar o site do grupo.
Fonte: Guia da Farmácia / Fotos: CB Drogarias