06 de agosto de 2021

FarMelhor deve ter primeiro bilhão de faturamento em 2022

FarMelhor nasceu em 2012 no interior de Minas Gerais. Um ano depois, decidiu transferir sua sede para São Paulo. A estratégia seguiu na contramão do varejo farmacêutico regional, mas se revelou um caminho eficiente para acelerar o crescimento. Com foco no segmento de franquias, a rede já projeta o primeiro bilhão de faturamento em 2022 e a marca de 600 lojas em todo o território nacional.

E a previsão está se cumprindo. Após terminar o ano passado com 306 filiais, a companhia já soma 381 PDVs em 216 municípios de 23 estados e do Distrito Federal. Até dezembro, a meta é chegar a 450. A receita anual de R$ 600 milhões deve saltar para R$ 900 milhões.

“Hoje, cerca de 60% das lojas franqueadas são de investidores sem ligação com o varejo farmacêutico. Mas nossa expansão tende a ganhar força especialmente nos outros 40%, com a conversão de farmácias independentes”, acredita o sócio e diretor administrativo Renan Reis.

Hoje, a FarMelhor concentra quase 1/3 da operação no Sudeste. São 122 PDVs em São Paulo, 80 em Minas Gerais e 39 no Rio de Janeiro. A intenção agora é ampliar presença especialmente no Norte e Nordeste. “São regiões muito aderentes ao nosso formato de atuação, baseado em lojas de rua e de apelo popular”, observa.

Em São Paulo, por exemplo, boa parte das lojas ocupa bairros de grande concentração populacional no interior, nas zonas sul e leste da capital e em cidades da Região Metropolitana. “Aos poucos avançamos para regiões como Bosque da Saúde, Jardins e Morumbi”, destaca.

Segundo Renan Reis, os chamados não medicamentos sustentam as vendas, em especial os dermocosméticos e nutracêuticos. A rede aposta também na linha de marca própria Acrius, com produtos à base de ômega 3, colágeno e polivitamínicos.

Embora mantenha dois escritórios administrativos nos municípios mineiros de Passos e Pinhuim, mais de 90% dos colaboradores estão baseados em São Paulo. A sede no bairro paulistano do Tatuapé funciona como um hub comercial e fundamentou o modelo de expansão da rede. “É onde estão os principais fornecedores do canal farma e que tem o modal aéreo como vantagem competitiva para distribuir nossos produtos. Trata-se de uma rota obrigatória para agilizar nosso ciclo de crescimento”, lembra.

Como parte desse plano, a empresa firmou acordos exclusivos com as distribuidoras Panpharma e SantaCruz. E além de aderir à Febrafar, optou também por se filiar à Associação Brasileira de Franchising (ABF), que nos últimos cinco anos garantiu a conquista do Selo de Excelência em Franchising. “Ao unirmos forças com a ABF, atraímos investidores com mais poder de fogo, tanto que a rede reúne muitos multifranqueados, que administram de quatro a dez PDVs”, enfatiza.

Para alicerçar essa expansão, a FarMelhor ainda escalou consultores regionais para atuar em campo e auxiliar as farmácias em seus processos de gestão. Também investiu em tecnologias como as de geolocalização, que identifica os melhores pontos para abertura de lojas a partir de dados sobre o perfil da região e a renda média da população do entorno.

FARMELHOR
Fundação: 2012
Faturamento: R$ 600 milhões
Número de lojas: 381 unidades em 216 municípios de 23 estados e do Distrito Federal
Número de SKUs: 10 mil (média por PDV)
Total de atendimentos/ano: 14,5 milhões

Fonte e Arte: Redação Panorama Farmacêutico

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