20 de junho de 2013

FEBRAFAR fecha parceria com a Nielsen e inicia projeto-piloto junto à Drogaria Total

Da Redação

Nesta quarta-feira (19), diretores da FEBRAFAR e executivos da DROGARIA TOTAL reuniram-se com representantes do instituto NIELSEN na sede administrativa da Federação, em São Paulo, para estabelecer uma parceria com a tradicional consultoria, cujo projeto-piloto será realizado inicialmente com as lojas integradas à Drogaria Total, devendo ser estendido a todas as redes associadas já a partir de 2014, segundo afirmou o Presidente Edison Tamascia.

Na oportunidade, o Executivo de Retail Services Carlos Augusto Gouveia e a Analista de Atendimento ao Varejo, Daniela Almeida, ambos da Nielsen, explanaram sobre a trajetória da empresa no mercado – o instituto é o maior fornecedor mundial de serviços de informações de pesquisa de mercado -, as soluções que há 80 anos auxiliam clientes de diversos canais (Farmácia, Supermercado, Livrarias, Associações, Conveniências, Perfumaria, entre outros) nas tomadas de decisão, além das características e benefícios de seus produtos e a metodologia adotada para cada tipo de serviço prestado.

Entre os produtos apresentados, destacou-se o Scantrack, que é o primeiro serviço de pesquisa de mercado no Brasil e na América Latina baseado em dados scanning. Ou seja, proporciona informação sobre as vendas semanais de produtos (da linha de Consumo) em autosserviços, estabelecendo uma linguagem comum entre varejistas e fabricantes na busca do atendimento às necessidades do consumidor. “O Scantrack é uma das fontes de informação básica para o processo de Gerenciamento por Categorias. A ferramenta é destinada às áreas de Marketing, Vendas e Trade Marketing (Fabricantes), assim como aos Gerentes de Categoria e Profissionais de Compras (Varejistas)”, explicam os executivos da Nielsen.

Ao receberem aval da Diretoria da Drogaria Total e da FEBRAFAR para dar início ao projeto, ambos se comprometeram a oferecer suporte técnico para implementação da metodologia, avaliação e apoio de recursos tecnológicos e de sistemas necessários para o desenvolvimento do projeto, e total suporte da equipe de atendimento da Nielsen, que engloba o desenvolvimento de um plano de atendimento para o varejista, treinamento de conceitos, metodologia e uso das informações aos futuros usuários, além da realização de workshops para a Rede.

Firmada a parceria, que nos próximos dias deverá ser formalizada por contrato, a reunião superou às expectativas de todos os envolvidos. Realizada entre as 10h00 e 15h30 deste dia 19 de junho, a sessão contou com a presença de 12 participantes. São eles:

FEBRAFAR

Edison Tamascia – Presidente

José Abud Neto – Diretor Executivo

Mari Joyce Colella – Gerente Comercial

DROGARIA TOTAL

Luiz Carlos Valério – Presidente

Pedro de Andrade Neto – Vice Presidente

Julio Cesar Martins – 2º Secretário

Mario Ishikawa – 1º Tesoureiro

Carlos Roberto Gomes – 2º Tesoureiro

Jair Beloube – Administrador

Roberto dos Santos – Gerente de TI

NIELSEN

Carlos Augusto Gouveia – Executivo de Retail Services

Daniela Almeida – Analista de Atendimento ao Varejo

SOBRE A NIELSEN

Fundada em 1923 por Arthur Charles Nielsen, é líder mundial em serviços de informações de mercado, com presença em 100 países (América do Norte, América Latina, Ásia, Europa, Centro – Leste Europeu e Norte da África), sendo que no Brasil a empresa atua desde 1970.

SOBRE A FEBRAFAR

Constituída em 2000 por 16 associações de farmácias, hoje a FEBRAFAR agrupa 41 redes de farmácias em 20 Estados mais o Distrito Federal. Atualmente, a federação representa um grupo composto por 7.500 farmácias e drogarias capilarizadas em mais de 2 mil municípios brasileiros.

SOBRE A DROGARIA TOTAL

Fundada em setembro 1996, e uma das associadas à FEBRAFAR, a Drogaria Total é presidida pelo empresário Luiz Carlos Valério e reúne, hoje, 194 farmácias e drogarias com atuação na cidade de Ribeirão Preto e Região, no interior paulista.

Fontes: FEBRAFAR, Drogaria Total e Nielsen

Compartilhar via: