26 de novembro de 2024
27 de novembro de 2024
Live da ABCFARMA esclarece novidades no Programa Farmácia Popular
Na última sexta-feira 22/11/2024, a Febrafar e IFEPEP, participaram por meio do relações institucionais, Valdomiro Rodrigues, de uma live da ABCFARMA com o coordenador do Programa da Farmácia Popular do Brasil.
Nesta live, foram tratados de temas muito importantes para todas as farmácias que participam do PFPB. Para assistir na íntegra é só acessar o link –
Entre eles:
1- Novos acessos para as farmácias ativas e inativas do programa, poderão ser disponibilizados após prévio cadastramento dos gestores e dos responsáveis técnicos via aplicativo GOV.BR. Os atuais canais de comunicação com a coordenação do programa seguem funcionando normalmente.
2- Situação das farmácias inativas e os motivos que continuam sendo frequentes para novas inativações dentro do programa como: falta de atualização dos responsáveis técnicos, falta de comunicação sobre mudança de endereço da farmácia cadastrada, alterações de conta bancária, alterações de e-mails sem a devida atualização no sistema, denuncia de consumidores sobre uso indevido do CPF entre outros motivos.
3- Foi esclarecido também todos os questionamentos relativos ao processo de ressarcimento referente a setembro de 2024 para quem recebeu a menos e o formato de devolução para as farmácias que receberam valores a maior.
Recomendamos fortemente o compartilhamento do vídeo que está logo acima para todas as farmácias participantes do programa. https://youtu.be/B1p7FhlSpGI
O Programa Farmácia Popular
O Programa Farmácia Popular do Brasil é uma iniciativa do Governo Federal que visa facilitar o acesso da população a medicamentos essenciais, principalmente aqueles usados no tratamento de doenças crônicas. Por meio de uma parceria com farmácias da rede privada, o programa complementa a oferta de medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e farmácias municipais.
O PFPB disponibiliza gratuitamente medicamentos para doenças como diabetes, hipertensão, asma, osteoporose e anticoncepção. A partir de 10 de julho de 2024, o programa ampliou sua lista, passando a incluir medicamentos para dislipidemia (colesterol alto), rinite, doença de Parkinson e glaucoma.
Além disso, o PFPB oferece medicamentos com descontos significativos, com até 90% de desconto, para o tratamento de diabetes mellitus associado a doenças cardiovasculares, além de fraldas geriátricas para incontinência. Outro benefício importante é a distribuição de absorventes higiênicos gratuitos para as beneficiárias do Programa Dignidade Menstrual, contribuindo para a saúde e bem-estar de milhares de mulheres em todo o Brasil.