11 de agosto de 2014

PAI

PARA ACESSAR O PAI FEBRAFAR, CLIQUE AQUI !!!

O PRODUTO

Idealizado pela FEBRAFAR a partir de um conceito acadêmico, o PAI (Painel de Aferição de Indicadores) é uma importante ferramenta para auxiliar proprietários, administradores e profissionais financeiros a gerenciarem de maneira eficaz o estabelecimento farmacêutico e que, também, permite a todos adquirir conhecimentos, rever conceitos e assumir nova postura gerencial perante os negócios.

O gerente do produto na Febrafar, Ney Henrique A. Santos, afirma que o PAI FEBRAFAR fornece informações sobre as vendas e despesas efetuadas mês a mês, aponta indicadores de eficiência do sistema operacional e financeiro da loja que permitem ao farmacista ter uma visão mais estratégica do seu estabelecimento.

 

O TREINAMENTO

A partir de 2014, o treinamento do PAI Febrafar passou a ser realizado via WEBINAR (sistema de webconferência).

Durante as reuniões, os consultores analisam os dados mensais previamente informados (toda a composição de receitas e despesas da loja) pelos participantes e levantam indicadores da performance do grupo e da Febrafar como um todo.

Esta análise é fundamental para que o lojista acompanhe o lucro líquido mensal da loja, identifique o ponto-de-equilíbrio e, a partir disto, desenvolva ações para otimizar os processos operacionais, gerenciais e até mesmo comerciais do estabelecimento.

 

A ANÁLISE DE RELATÓRIOS

O consultor é o profissional que conduz os treinamentos e é o principal responsável pela análise dos relatórios junto aos participantes. No entanto, vale esclarecer como é realizado o procedimento de análise dos dados.

Até o dia determinado como prazo para envio dos dados, o proprietário ou colaborador da loja deve inclui-los, pela internet, no sistema PAI Febrafar. Após o prazo estipulado para envio, o Gerente do PAI Febrafar analisa os dados consolidados de todo o grupo com o intuito de verificar o grau de consistência das informações, que posteriormente serão levadas ao conhecimento do consultor.

De posse dos dados consolidados, o consultor os apresenta aos treinandos, com os quais avalia a performance do grupo, possibilitando com que os participantes troquem experiências e melhorem cada vez mais o desempenho de suas lojas.

Durante as reuniões, os participantes observam gráficos gerenciais contendo a composição de despesas e custos e o resultado líquido da loja; vendas por m², com o índice de eficiência da operacionalização da loja, ticket médio, faturamento por colaborador. Ney Henrique diz que o PAI Febrafar proporciona maior senso de disciplina aos empresários, ajudando-lhes a empreender de maneira mais eficaz.

 

AS REDES PARTICIPANTES

Atualmente, o PAI Febrafar conta com a adesão de 43 redes associadas à Febrafar, que perfazem um total de 4.479 lojas cadastradas.

Vale esclarecer que o PAI Febrafar foi idealizado em Julho de 2009, conforme explica o Gerente do produto na Febrafar, Ney Henrique A. Santos: “Demos início aos treinamentos com a ferramenta PGV, da empresa Pharma Link, mas com o tempo sentimos a necessidade de fornecer à comunidade Febrafar um produto mais acessível, com inovações importantes que proporcionassem independência ao dono de farmácia no que se refere à avaliação das informações por ele concedidas”.

Sem dúvida, o participante que obtém 100% de aproveitamento das reuniões, tanto em participação online como em assimilação de conceitos, certamente conseguirá gerenciar o fluxo de caixa e o estoque da loja de forma profissional.

Cabe salientar que o PAI Febrafar é uma ferramenta de avaliação constante, sem imediatismos, pois os participantes só começarão a compreender os indicadores após algumas reuniões. E, a partir daí, terão condições de iniciar um trabalho para melhorá-los. Com o tempo, o empresário consegue avaliar quais despesas poderão ser reduzidas, quais produtos possuem maior giro, qual o ticket médio da loja, além de outros indicadores.

Apesar da comprovada eficiência da ferramenta, é importante ressantar que o êxito das análises depende da consistência dos dados informados nas planilhas virtuais.

 

AS PRINCIPAIS MUDANÇAS

O Gerente do PAI Febrafar, Ney Henrique A. Santos, relaciona, abaixo, algumas das principais melhorias contempladas na nova ferramenta. Veja:

– Além de suas próprias informações, a loja poderá observar a média do grupo (dos últimos seis meses) ao qual ela estará inserida, a média da comunidade Febrafar (também dos últimos seis meses) e, até mesmo, a média da sub-rede (ou seja, o proprietário poderá visualizar a média de suas lojas);
– O sistema validará os dados inseridos, comparando os valores informados a uma faixa já pré-estabelecida. Portanto, se os valores informados não estiverem dentro da faixa, o sistema apresentará uma mensagem na tela para que o usuário verifique se as informações inseridas estão plenamente corretas. Desta forma, serão reduzidos os índices de erros de digitação;
– A rede poderá ser dividida em grupo. Portanto, se uma rede quiser, por exemplo, segmentar as lojas da capital às do interior, ela poderá fazê-lo eficientemente;
– Os dados para avaliação serão fornecidos em dois formatos: em tabelas e gráficos;
– Além do “nível loja”, o sistema dará acesso ao “nível Rede”. Com isso, a rede terá as informações necessárias para promover os acompanhamentos e criar suas próprias estratégias.

O executivo justifica que as inovações promovidas durante o desenvolvimento do PAI Febrafar proporcionarão aos participantes, além do aculturamento adquirido com a troca de experiências durante as reuniões,  uma independência no momento em que forem analisar os dados, pois o sistema fornecerá a avaliação dos números, pontuando-os como bom, regular ou ruim.

 

 A ADESÃO

Para que as farmácias possam participar do treinamento, as redes às quais são afiliadas devem enviar um email para Karina Melo (karina@localhost), solicitando o cadastro da determinada loja no sistema PAI e assim liberar o login e a senha para acesso. O gerente do PAI Febrafar esclarece que podem participar do treinamento somente as farmácias e drogarias integradas às redes associadas à Febrafar.

Para sanar possíveis dúvidas ou obter informações adicionais sobre o PAI FEBRAFAR, ligue para a Febrafar  através do telefone (11) 3285-3494 ou envie email para karina@localhost

Compartilhar via: