Aumento de preços dos medicamos para 2016 fica em 12,5%

Publicado 15/03/2016

Na última semana a Secretaria Executiva da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) publicou o último componente constante da fórmula que resulta no índice máximo de reajuste dos preços dos medicamentos para 2016: o Fator Y – Fator de Ajuste de Preços Relativos Entre Setores, definido em 2,14%.

Com esta definição, o índice para o reajuste dos preços dos medicamentos fica em 12,5%.

O valor do índice do ajuste anual, dentro de um modelo de teto de preços, é resultado da seguinte fórmula: VPP = IPCA-X+Y+Z, calculado com base em um Índice de Inflação (IPCA), em um Fator de Produtividade (x) e em um Fator de Ajuste de Preços Relativos Entre Setores (Y) e em um Fator de Ajuste de Preços Relativos Intrassetor (Z).

Ou seja, tendo em vista que o IPCA acumulado entre março de 2015 e fevereiro de 2016 foi de 10,36%, que o Fator X foi 0,0%, o que, de forma conjugada, definiu o Fator Z também em 0,0%, e que o Fator Y foi definido em 2,14%, o valor resultante da aplicação da fórmula ficou em 12,50%.

A Secretaria Executiva da CMED informou que a abertura do Sistema SAMMED para o preenchimento do Relatório de Comercialização referente ao segundo semestre de 2015 acontecerá em breve, fato que informarei a todos.

Fonte: Sindusfarma

Foto: iStock



Deixe uma resposta