Farmácias integradas à FEBRAFAR registram o maior crescimento em vendas do canal farma há 5 anos consecutivos

 

Nos dias 12 e 13 de fevereiro, a FEBRAFAR reuniu, em São Paulo, os dirigentes das redes associadas e executivos de algumas empresas parceiras, dentre as quais a IMS Heath, líder global em informações, tecnologia e serviços para o mercado farmacêutico.

Durante apresentação da respeitada consultoria, que há 55 anos audita o mercado farmacêutico em mais de 100 países, o Diretor de Relacionamento com Provedores de Informações, Eduardo Rocha, anunciou que o Brasil está a caminho de ser o 4º mercado farma do mundo, nos próximos anos. “Em 2016, o mercado mundial deve registrar faturamento da ordem de US$1,2 trilhão”, afirmou.

Rocha ressaltou que o Brasil vem crescendo de forma expressiva, tanto em unidades vendidas como em faturamento. “O país movimentou R$ 58 bilhões no ano passado – crescimento de 16,8% se comparado a 2012”, apontou.

Na oportunidade, o executivo expôs aos diretores e gestores das 43 redes associadas que a comunidade FEBRAFAR detém, há três anos seguidos, uma participação importante no mercado brasileiro. “As redes pertencentes à FEBRAFAR possuem 9% de share no varejo nacional e representam 11% do total de pontos de venda no país – que hoje tem quase 70 mil farmácias e drogarias [uma para cada 2,9 mil habitantes]”, afirmou.

Mas, a que se deve tal crescimento? Segundo o IMS Health, a justificativa está no aumento de volume (vendas maiores), não à expansão no número de lojas. “Desde 2008, as lojas integradas às redes associadas à FEBRAFAR, que hoje somam quase 8 mil PDVs, apresentam o maior crescimento percentual de vendas no varejo [média de 12% de aumento em unidades por ponto de venda e 16% em vendas, ano a ano] – sendo que 13% das lojas de maior potencial do mercado total estão associadas à Federação”, ressaltou Rocha.

Sete estados (SP, RJ, MG, RS,PR,BA,SC) representam 72% da demanda de todo o país. Neles, a FEBRAFAR possui uma representatividade de 61%, sendo que o resultado neles foi alavancado, em parte, pela performance observada nas capitais. Em 2013, a FEBRAFAR registrou crescimento superior ao mercado (em vendas) nos principais estados brasileiros – destaque para Minas Gerais, onde a entidade cresceu 32%, Paraná (28%), São Paulo (25%), Rio de Janeiro (17%) e Rio Grande do Sul (17%).

Para o Presidente da FEBRAFAR, Edison Tamascia, os números apenas comprovam o maior nível organizacional e estrutural observado nas redes associadas, que a cada ano vêm se profissionalizando de tal forma a possibilitar melhor prestação de serviços às farmácias do grupo, seja através de ferramentas estratégicas fundamentais para maximizar a competitividade das lojas ou das fortes parcerias que têm se perpetuado ao longo dos anos.

“A pujança do nosso mercado nos apresenta oportunidades e desafios. Se continuarmos transformando os desafios que surgirem em grandes oportunidades de negócio, certamente manteremos um crescimento acima do mercado nos próximos anos”, finaliza Tamascia.



Deixe uma resposta