FarmaGente comemora seis anos de grande crescimento

A Rede FarmaGente comemorou no último dia 29 de janeiro seu sexto ano de criação, com resultados que impressionam pelo crescimento constante, com números acima da média do mercado. Esse resultado é reflexo do bom diálogo entre a central da rede e as farmácias associadas e a utilização das ferramentas fornecidas às lojas.

Os números comprovam esse sucesso, segundo análise feita pela IQVIA na somatória dos 12 meses de 2017, comparado com o mesmo período de 2016, o faturamento teve um crescimento de 20,7%, enquanto que o mercado farmacêutico paulista teve um aumento de 12,5%.

“Estamos muito felizes com os números, que são reflexos de vários pontos. Mas, posso destacar as orientações e ferramentas oferecidas pela Febrafar como fundamentais. Também foram imprescindíveis as ações de aprimoramento na central da FarmaGente e também na ponta, ou seja, nas lojas. Podemos dizer que hoje temos um posicionamento que é estratégico e é levado com muita seriedade por todos”, afirma o diretor da rede Luciano de Camargo Nascimento.

Para a Febrafar os resultados também são motivos de méritos. “Observamos que a FarmaGente vem conquistando um espaço devido a seriedade do trabalho realizado, principalmente pela sua diretoria, que tem a percepção de que um dos pontos mais importantes a ser passado aos seus associados é o conhecimento e a capacitação. Tenho certeza que o caminho futuro será de maior ainda sucesso”, avalia Edison Tamascia, presidente da Febrafar.

PEC

Um dos fatores para o sucesso que a FarmaGente obtem é a utilização do Programa de Estratégias Competitivas (PEC) da Febrafar, que faz parte do Programa de Fidelidade disponível para adesão em todas as redes de farmácias.

“Temos a utilização do cartão de desconto que, juntamente com a boa visibilidade dos bons preços que praticamos e as fortes ações de tabloides, possibilitam que conquistemos três públicos bastante distintos: quem já compra com frequência em nossas farmácias, quem faz cotações antes de comprar e, por fim, quem ainda não nos conhecem”, detalha Camargo

Em relação à gestão, fator importante é a proximidade da rede com as lojas. Com essa conexão se consegue uma maior dedicação nas ações e na obtenção de resultados, criando assim um ciclo de confiança. Atualmente a rede possui 45 lojas abertas, entretanto, já existe a projeção de abertura de novos pontos.

“Para o futuro, por mais que tenhamos a projeção do aumento do número de lojas, queremos dar grande foco para quem já está dentro da FarmaGente. Desenvolvendo novas competências para os gestores das farmácias e buscando constante melhorias de trabalhos. Isso fará com que cresçamos organicamente e de maneira criteriosa”, acrescenta o diretor.

Ele complementa que para fazer parte da rede não basta pagar em dia, sendo necessário assumir o perfil de coletividade e lidar com regras que devem ser cumpridas. Só assim se tem a garantia do sucesso no associativismo.