Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa

O IFEPEC é o braço da Febrafar dedicado a promover o conhecimento e a capacitação das redes e farmácias associadas por meio de pesquisas de mercado relevantes para todos os elos da cadeia farmacêutica.

O Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa foi fundado em 2016 para suprir uma necessidade do varejo independente e associativista de projetos de educação continuada a longo prazo.

Hoje, o instituto é referência nas áreas de pesquisa e de educação corporativa do setor farmacêutico, atuando de forma sólida e constante na formação de profissionais e gerando insights para associados, parceiros e mercado.

Conheça algumas iniciativas do IFEPEC

Pesquisa anual sobre o comportamento do consumidor em farmácias no Brasil

Realização de estudos quantitativos e qualitativos de interesse do setor

Promoção das melhores práticas de gestão para as redes associadas à Febrafar

Referência no comportamento do consumidor em farmácias

Anualmente, o mercado farmacêutico conta com a Pesquisa sobre o comportamento do consumidor em farmácias no Brasil, estudo realizado pelo IFEPEC em parceria com a UNICAMP, que entrevista 4 mil brasileiros para traçar um perfil de consumo nas farmácias brasileiras e apoiar a tomada de decisões estratégicas. Mais de 100 estudantes de mestrado ou doutorado de instituições das cinco macrorregiões brasileiras entrevistam consumidores para apurar informações como: frequência na farmácia, nível de fidelização, índice de ruptura do estoque, categoria dos medicamentos adquiridos, índice de troca de medicamentos e utilização de canais digitais para a compra. A partir dos dados coletados pela pesquisa, é possível identificar os hábitos de consumo dos brasileiros no varejo farmacêutico e tornar as estratégias de negócio mais assertivas.