Painel de Aferição de Indicadores

O Painel de Aferição de Indicadores (PAI) é a ferramenta de gestão que proporciona resultados excepcionais aos proprietários, administradores e profissionais financeiros que gerenciam as farmácias, pois possibilita um controle mais eficaz dos números do estabelecimento.

O PAI possibilita a aquisição de conhecimentos, revendo conceitos e assumindo nova 

postura gerencial perante os negócios, a partir do fornecimento de informações estratégicas sobre as vendas e despesas efetuadas mês a mês e indicadores de eficiência do sistema operacional e financeiro da loja.

Com isso, é possível corrigir eventuais problemas, gerando planos de ação individuais para esses ajustes.

Como utilizar

Para que as farmácias possam participar do treinamento, as redes às quais são afiliadas devem solicitar o cadastro da loja no sistema PAI e liberar login e senha para o acesso. O treinamento do PAI Febrafar é realizado via Webinar (sistema de webconferência)

Durante as reuniões, é realizada uma análise dos dados mensais previamente informados pelos participantes (toda a composição de receitas e despesas da loja) e levantados indicadores da performance do grupo como um todo.

A análise é fundamental para que o lojista acompanhe o lucro líquido mensal da loja, identifique o ponto de equilíbrio e, a partir disso, desenvolva ações para otimizar os processos operacionais, gerenciais e até mesmo comerciais do estabelecimento.

Importância de alimentar a ferramenta

Para que a análise de uma farmácia seja fidedigna à realidade, é fundamental que, até o dia determinado como prazo para envio dos dados, o proprietário ou colaborador da loja alimente com os dados o sistema PAI Febrafar.

Durante as reuniões, os participantes observam gráficos gerenciais, contendo a composição de despesas, custos e o resultado líquido do grupo; vendas por m² – com o índice de eficiência da operacionalização; ticket médio e faturamento por colaborador. Podendo posteriormente comparar com os dados de sua loja.

Benefícios do PAI

  • Possibilita uma análise ampla da viabilidade da farmácia;
  • Proporciona maior senso de disciplina aos empresários, ajudando-lhes a empreender de maneira mais eficaz;
  • Promove avaliação constante, sem imediatismos, pois os participantes só começarão a compreender os indicadores após algumas reuniões. A partir daí, terão condições de iniciar um trabalho para melhorá-los;
  • Permite ao empresário avaliar quais despesas poderão ser reduzidas, quais grupos de produtos possuem maior giro, qual o ticket médio da loja, além de outros indicadores;
  • Oferece à loja informações de resultados do grupo ao qual ela estará inserida – uma média com base nos últimos seis meses – da comunidade Febrafar (também dos últimos seis meses) e, até mesmo, da sub-rede, ou seja, o proprietário poderá visualizar a média de suas lojas;
  • Permite que a rede seja dividida em grupo Portanto, se quiser, por exemplo, separar as lojas da capital das do interior, poderá fazer com eficiência;
  • Fornece dados em dois formatos: tabelas e gráficos;
  • Possibilita independência na análise dos números, pois o sistema classifica as informações como bom, regular ou ruim.

Outras Ferramentas e Soluções estratégicas

Confira também outras ferramentas e soluções estratégicas que a Febrafar oferece para todas as redes associadas.

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Programa de Estratégias Competitivas

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Acompanhamento Corporativo de Demandas

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Business Intelligence Tool

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Ferramenta que captura informações das transações e as transforma em relatórios

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Sistema Integrado de Compras

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O Programa de Gestão da Central

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Sistema Integrado de Gestão

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Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Continuada