Lançamento do livro do Associativismo marca o 1º Encontro Febrafar 2013

Texto: Emerson Escobar

Fotos: Tiger Vision

 

Nos dias 15, 16 e 17 deste mês, a FEBRAFAR – Federação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias – realizou seu primeiro evento de 2013. E trouxe novidades aos dirigentes das associadas, executivos dos principais players do mercado e representantes de redes e empresas convidadas.

Tradicionalmente realizado em abril, o primeiro encontro anual da federação visa a promover a troca de experiências entre os empresários, fortalecer parcerias junto aos fornecedores parceiros do Associativismo (sócios honorários da entidade) e reunir os principais expoentes de todo o mercado.

O Presidente da Febrafar, Edison Tamascia, durante Assembleia Geral

O 1º ENCONTRO FEBRAFAR 2013 teve início às 14h00 do último dia 15, com a realização de uma Assembleia Geral, em que além de outros assuntos internos, contemplou a admissão de duas novas redes ao quadro associativo da federação – a mineira MG FARMA (28 lojas em Juiz de Fora e região) e a carioca NOVA REDE (12 lojas no Rio de Janeiro e região) e da REDE TREL, empresa de transações eletrônicas focada em recarga de aparelhos celulares que se tornou uma prestadora de serviços sócia honorária da FEBRAFAR.

 

Após este anúncio do Diretor-executivo da entidade, José Abud Neto (na foto acima), ocorreu a Prestação de Contas da entidade, em que o Diretor 1º Tesoureiro, Wilson Galli, sob vistoria e anuência dos Conselheiros Fiscais Srs. Pedro de Andrade Neto e Michael Mandarino Rodrigues, expôs as receitas e despesas da federação de janeiro a dezembro de 2012, e a eleição de Diretoria para o biênio 2013/2014, conduzida pela advogada do Depto Jurídico da FEBRAFAR, Dra. Paula Cristina A. Loureiro (na foto abaixo). Por aclamação, o Conselho Consultivo definiu, em chapa única, o seguinte corpo diretivo que comandará a federação nesta nova Gestão:

DIRETORIA-EXECUTIVA

Diretor Presidente – Edison Gonçalves Tamascia (FARMAVIP)

Diretor Vice Presidente – Robert Kock (HIPERFARMA)

Diretor 1º Secretário – José Lúcio Alves (ENTREFARMA)

Diretor 2º Secretário – Luis Alberto da Silva (FARMAVALE&CIA)

Diretor 1º Tesoureiro – Wilson Galli (AGAFARMA)

Diretor 2º Tesoureiro – Carlos Maran (COOPERFARMA)

DIRETORIA REGIONAL

Diretor Regional Sul – Ricardo Duarte da Silveira

Diretor Regional Sudeste – Welington Dias da Silva

Diretor Regional Centro-Oeste – Raimundo Nonato Alves

Diretor Regional Nordeste – Dejalma Lemos da Silva

CONSELHO DE ÉTICA

Efetivos

Rogério Lopes Jr. (FARMAFORT)

Fernando Rodrigues Cruz (VIVAMAIS)

Rinaldo Ferreira (FARMA&FARMA)

Suplentes

Fabiana Santana Rodrigues (NOSSA REDE)

Nivaldo João Ticianelli (BIODROGAS)

CONSELHO FISCAL

Efetivos

Pedro de Andrade Neto

Cleber Antunes Magalhães de Jesus

Michael Mandarino Rodrigues

Suplentes

André Simões Da Mota

João José Guimarães

Concluída a plenária, o presidente Edison Tamascia convidou representantes do Laboratório Catarinense para anunciarem o lançamento de um novo produto no varejo farma. Trata-se da linha de nutracêuticos LIPOCORP, composta por 08 produtos, dos quais três terão venda exclusiva nas farmácias integradas às redes associadas à FEBRAFAR.

Representante do Lab. Catarinense apresenta a linha de produtos Lipocorp

“Nossa intenção é vender um produto que agregue valor à marca FEBRAFAR, e que este seja o primeiro de muitos outros que desenvolveremos unicamente para as nossas farmácias”, explica Tamascia. Segundo os executivos do Catarinense, a novidade estará disponível nas prateleiras das farmácias a partir da segunda quinzena de maio próximo.

O encerramento da sessão ficou por conta do presidente da gigante brasileira de bens e consumo Hypermarcas, Claudio Bergamo (na foto abaixo) que aproveitou a oportunidade para explanar sobre as importantes aquisições feitas pelo Grupo, a reestruturação de suas divisões de negócios, o atual corpo diretivo da Divisão Farma (na foto seguinte), o crescimento acelerado da empresa, além das metas para este ano.

 

O dia mais aguardado pelos participantes foi a terça-feira (16), quando foram promovidas duas grandes atividades: durante o dia, o tão esperado Encontro de Negócios, momento que possibilita aos fornecedores parceiros estreitarem relacionamento com todas as redes associadas à FEBRAFAR [e que já somam 41, com 7.540 lojas capilarizadas em mais de 2 mil municípios de 20 estados mais o Distrito Federal] e, estas, conhecerem novidades em serviços, medicamentos e produtos do setor de HPC (Higiene pessoal, Perfumaria e Cosméticos), e, portanto, aproveitarem a oportunidade para estabelecer parcerias durante o evento.

 

Presenciaram o Encontro de Negócios todas as indústrias, distribuidoras e prestadoras de serviços parceiras e algumas empresas convidadas (grande parte associadas à ABRADILAN – Associação Brasileira dos Distribuidores de Laboratórios Nacionais) , além de redes que futuramente poderão tornar-se associadas à FEBRAFAR.

À noite, um coquetel recepcionou mais de 430 executivos de todo o mercado. Afinal, o amplo salão do Hotel Bourbon Convention Ibirapuera sediou o Jantar Anual da FEBRAFAR. Realizado desde abril de 2010, quando a federação celebrou dez anos de trajetória no setor, o jantar comemorativo já faz parte do calendário oficial de eventos da entidade.

Segundo o Presidente da Febrafar, Edison Tamascia (na foto abaixo), esta edição foi um marco na história da FEBRAFAR, não somente pela solenidade de posse da nova Diretoria, mas principalmente pelo fato de os convidados poderem acompanhar – de perto – o lançamento do livro “Associativismo: O Brasil é mais forte caminhando unido!”.

A obra, publicada pela BB editora, retrata desde os primórdios do ato de associar-se até as vantagens advindas da união de pessoas e empresas de diversos setores da nossa economia, relata os diversos segmentos em que o associativismo se faz presente com grande êxito, expõe sua representatividade junto aos órgãos governamentais, sua eficiência no mundo empresarial, o trabalho de entidades de classe em prol do empreendedorismo, apresenta as principais características que diferenciam o modelo associativista de gestão empresarial e o modelo de franquia e licenciamento de marca, entre outras abordagens.

Vale salientar que um dos capítulos foi reservado para explanar sobre o associativismo nos três elos que compõem a cadeia farmacêutica (indústria, distribuição e varejo), sua origem, estruturação e enorme contribuição para o processo evolutivo da cadeia produtiva. Os diversos aspectos legais que envolvem a constituição e administração de uma associação, bem como suas diretrizes estatutárias, seus manuais de normas e procedimentos e códigos de ética e a definição do corpo diretivo também são mencionados no livro.

E, por fim, também discorre as metas, ações, expectativas e tendências deste modelo de negócio (Associativismo) que muito colabora para a troca de experiências, fortalecimento de parcerias, expansão dos negócios e para o crescimento do país, através da geração de emprego e renda.

Embora o ineditismo da obra tenha reunido centenas de executivos do mercado, o destaque ficou por conta das célebres e merecidas homenagens prestadas pelo presidente da FEBRAFAR a diretores da federação, a pioneiros do Associativismo no setor e a grandes personalidades do mercado, verdadeiros incentivadores do modelo associativista. São eles:

DIRETORES FEBRAFAR (2011/2012)

Mauricio Possidônio dos Santos

Henrique Fernando Tuhtenhagem de Oliveira

José Crecentino Bussaglia (no púlpito, abaixo)

 

DIRETORES FEBRAFAR (2013/2014)

Edison Tamascia

Robert Kock

Carlos Maran

José Lúcio Alves

Luis Alberto da Silva

Ricardo Duarte da Silveira

Dejalma Lemos da Silva

Raimundo Nonato Alves

Welington Dias da Silva

Wilson Galli (no púlpito, abaixo)

 

PIONEIROS DO ASSOCIATIVISMO

Evandro Rodrigues da Silva

Sônia Rissi

Paulo Heitor Lopes Bruno

Evandro Rodrigues da Silva

Sônia Rissi e o Presidente Edison Tamascia

Paulo Heitor L. Bruno

INCENTIVADORES DO ASSOCIATIVISMO

DIMED

PANPHARMA

PROFARMA

SANTA CRUZ

GERMED PHARMA

SANOFI

NEO QUÍMICA

MEDLEY

LABORATÓRIO CATARINENSE

Denis Pizzato (DIMED)

Jorge de Macêdo (PANPHARMA)

Gilberto Santarém (Profarma)

Pedro Augusto Vila (Santa Cruz)

Ricardo Bianchi (GERMED PHARMA)

David Pinho (SANOFI)



Deixe uma resposta