Pesquisa do IFEPEC ganha destaque nas mídias

preço de medicamentos na mídia
Pesquisa realizada sobre consumo de medicamentos, realizada pala IFEPEC, consegue grande destaque na mídia

Publicado 23/06/2016

Diversas publicações jornalísticas divulgaram recentemente resultados de pesquisa realizada pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Continuada (IFEPEC), sobre comportamento do consumidor antes de adquirir medicamentos. Dentre as publicações que destacaram a informação estiveram: Consumidor Moderno, Cliente S/A, Exame, Investimentos e Notícias, Jovem Pan e Portal Terra.

Para conhecer melhor o conteúdo, veja artigo da colunista Viviane Bevilacqua para o Diário Catarinense sobre o tema:

Preço competitivo e bom atendimento são essenciais para fidelizar clientes

Fui com meu pai, dias atrás, até uma farmácia, próxima à casa dele. Na saída, ao se despedir, ele disse um ¿até amanhã¿ para a atendente. Tive que achar engraçado. Como assim, até amanhã? Será que ele vai à farmácia todos os dias, assim como nós vamos à padaria? Ele assegura que ainda não chegou neste ponto, mas já é conhecido de todos lá dentro. Os vendedores o chamam pelo nome e até já sabem quais os medicamentos que ele costuma comprar com mais frequência.

Aquela cena banal do cotidiano me fez pensar em como nos tornamos fiéis aos estabelecimentos quando somos bem tratados. A farmácia que meu pai costuma ir não é a mais barata do bairro _ que tem muitas outras, com preços bem competitivos. Mas ele gosta de lá, porque aproveita para conversar um pouco, reclamar da dor na coluna, falar do frio que tá fazendo… Ou seja, se sente bem-vindo. E isso realmente pode fazer toda a diferença na hora de cativar um cliente.

O Instituto Febrafar fez uma pesquisa intitulada  Comportamento do consumidor na hora de escolher farmácias, no primeiro semestre de 2016. As respostas mostraram que  grande parte dos consumidores afirma se preocupar com pesquisa de preços antes de comprar seus medicamentos, mas eles levam em conta também outros fatores, como atendimento, localização e cartões de fidelização.

A verdade é que fazer pesquisa de preços dos medicamentos hoje é imprescindível, porque os valores variam muito de uma farmácia para outra. Eu até gostaria de ser fiel a um local só, mas é impossível quando noutro estabelecimento encontro meus remédios por um preço às vezes até 30% menor. Dá mais trabalho pesquisar antes de comprar? Claro que dá, mas também garante uma boa economia, principalmente quando o gasto mensal com este tipo de produto é considerável. Resumindo: quem consegue reunir bom atendimento e preço justo terá clientela fiel, tenho certeza disso.

Assessoria de Imprensa Febrafar e diversos meios



Deixe uma resposta