Sandoz lança campanha para conscientização do uso de antibióticos

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Publicado 17/07/20154

A divisão de genéricos do grupo Novartis lançou a campanha “Cuidamos da Saúde da sua Família” com o objetivo de alertar o público sobre o uso irresponsável dos antibióticos. As ações contam com treinamentos oferecidos pela empresa para as redes de farmácia em todo o Brasil, lançamento do portal Cuidamos da Saúde (www.cuidamosdasaude.com.br), além da expansão de sua linha de similares com seis antibióticos.

Para a informação chegar ao público, a Sandoz terá como aliado os farmacêuticos e atendentes de farmácia. Com o auxílio desses profissionais de saúde, os encontros servirão para estimular uma conversa para que fique claro o raciocínio na prescrição dos antibióticos, e como este conhecimento pode contribuir na garantia da eficácia terapêutica para o paciente.

“A ideia do treinamento é ótima pois reforça a importância de seguir à risca a prescrição médica para que as bactérias sejam eliminadas e não se tornem mais fortalecidas e resistentes”, explicou o médico cardiologista, Wellington Moura, que participou do encontro com farmacêuticos no Paraná.

Além dos treinamentos, a informação pode chegar ao público geral por meio do portal ‘Cuidamos da saúde da sua Família’. O site também traz informações e vídeos sobre o funcionamento dos antibióticos, sejam eles por via oral, intravenosa ou tópica, seus variados efeitos adversos, e conselhos para o uso adequado dos medicamentos.

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“A Sandoz é líder e pioneira na fabricação de antibióticos no mundo e para levantar a discussão do uso correto destes medicamentos junto à classe médica, criamos a campanha com o intuito de conscientizar todos os públicos”, afirma Diego Santoro, diretor de Marketing e Novos Negócios da Sandoz.

Outra novidade da Sandoz é a ampliação da linha de similares com a chegada de seis antibióticos, entre eles: ciprofloxacina, amoxicilina, norfloxacino, levofloxacino, cefalexina.  Os produtos estão disponíveis nas redes de farmácia e farmácias independentes de todo o Brasil.

Além de atuar no mercado de similares e genéricos, o portfólio da Sandoz do Brasil conta com biossimilares e oncológicos. Os similares equiparam-se ao medicamento referência por ter o mesmo princípio ativo, indicação, concentração e forma de uso, além de passar por testes de bioequivalência. A diferença entre os similares e os genéricos é que o similar é comercializado sob uma marca.

Os similares são comercializados no mercado brasileiro há 45 anos. Em 2003, a Anvisa regulamentou no Brasil a obrigatoriedade da bioequivalência e em janeiro de 2015 entrou em vigor a intercambialidade de similares que permite a troca do medicamento de referência pelo similar no ato da compra nas farmácias.

Fonte: Sandoz

Fotos: divulgação



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