A mineira RM Farma está de malas prontas para São Paulo (SP). Associada à Febrafar, a rede terá ainda neste trimestre uma sede na capital paulista, no mesmo prédio onde está a entidade.
Fundada em 2010, a companhia administra quatro bandeiras – Hiper Popular Drogarias, Rede Minas Farma, RM Farma e RM Farma Popular. São mais de 750 PDVs em 483 municípios de 20 estados e no Distrito Federal, nas cinco regiões do país. Cerca de 300 novas lojas foram incorporadas ao grupo nos últimos dois anos. E a rede projeta dobrar de faturamento até 2023 após alcançar o primeiro bilhão em 2020.
A sede administrativa de Varginha (MG) continuará em operação, mas a capital paulista concentrará as atividades comerciais, de marketing e tecnologia. Para sustentar essa nova fase, a RM Farma abrirá um processo seletivo para ampliar em 30% o contingente de colaboradores, com foco em marketing, consultoria e comercial. Atualmente, a rede conta com 100 profissionais e projeta chegar a 130 até o final do ano.
São Paulo também se tornará o QG oficial da Universidade da Farmácia. O projeto nasceu em 2020 e já contempla mais de 100 cursos de EaD. “Queremos ser um ecossistema de treinamento para o setor, tanto que não restringimos os conteúdos ao nosso time e já somamos 16 mil matrículas de farmacêuticos e balconistas de todo o país”, comenta o fundador Thiago Marques.
A concepção da universidade nasceu no chamado Núcleo de Inteligência, grupo de oito profissionais especializados em transformação digital e data driven. “Trata-se de um autêntico laboratório, que busca incorporar estratégias de inovação de startups às nossas rotinas”, justifica. Como parte dessa iniciativa, a rede estruturou sua gestão em nove verticais de negócios. “Cada divisão atua como um braço independente, mas uma plataforma integrada garante o compartilhamento pleno dos dados”, destaca.
Crescimento orgânico
Em 2019, o faturamento das quatro bandeiras da RM Farma não ultrapassava R$ 500 milhões. “O trabalho de gestão de dados foi preponderante para alicerçar esse crescimento e nos fez entender que o caminho natural seria oferecer subsídios para o desenvolvimento dos nossos atuais parceiros, em vez de apostar na prospecção de novos licenciados”, ressalta Marques. “Inclusive, 40% do avanço na receita foi resultante do investimento dos associados na abertura de novos PDVs”, acrescenta.
RM FARMA
Fundação: 2010
Faturamento: R$ 1 bilhão
Bandeiras: 4 – Hiper Popular Drogarias, Rede Minas Farma, RM Farma e RM Farma Popular
Número de lojas: mais de 750
Presença territorial: 483 municípios em 20 estados e no Distrito Federal
Número de SKUs: 8 mil