30 de setembro de 2022

Hora do Mercado – A importância de cuidar de pessoas foi ressaltada junto aos parceiros

A edição de agosto, do programa do Youtube Hora do Mercado – com Edison Tamascia, contou com a apresentação de importantes informações. O evento teve início como a tradicional análise do varejo farmacêutico, além de ter o bate papo com parceiros e a apresentação de uma nova dinâmica a “Hora do Associado”. Tudo com foco no objetivo da entidade de cuidar de pessoas.

Esse novo quadro tem o objetivo de trazer representantes de redes e lojas associadas à Febrafar com a finalidade de compartilhar boas práticas, conheçam todas as dores do mercado Farma, fazendo assim que sejam a voz do associativismo.

O programa é parte primordial dos pilares do DNA da organização, que são: cultura empreendedora; relacionamento colaborativo e atuação visionária. “Essa visão de poder compartilhar conhecimento se tornou uma metodologia, usada para aprimorar as ferramentas, melhorar o atendimento, fortalecer o crescimento das lojas. Isso tudo só acontece quando se compartilha conhecimentos”, afirma Edison Tamascia.

Dentro da análise feita no evento se destacou que, dentro dos PDVs, 68% de tudo que é comercializado são remédios, dentre os quais 53% são os prescritos ou RX e 15% são os que não necessitam de receita (chamados de MIPs), somando esses medicamentos isentos de prescrição mais os de venda de salão que é 32%, esse tipo de venda representa junto 47% das vendas totais dos PDVs, isso é um dado muito importante a ser considerado.

Os números também mostraram a importância do autosserviço nas lojas e da boa apresentação de produtos, incluindo os dermocosméticos e de nutrição. Cada vez mais ganha relevância nos resultados a utilização dos layouts corretos e o uso das pontas de gôndolas como estratégia.

A estreia da Hora do Associado teve a participação de Thiago Marques, presidente do Grupo RM Farma, que está presente em 26 estados. Ele destacou a importância do espaço: “A troca de experiências entre as redes é muito significativa quando aplicada. O resultado aparece individualmente em cada loja associada, possibilitando a consultoria assertiva, a capacitação dos atendentes e o fornecimento ao uso das ferramentas de igual para igual. Isso tudo aponta para uma mudança real e palpável na lucrativa das lojas”, contou.

Ele explicou a atuação da rede, que é uma empresa de licenciamentos de marcas, que nasceu como Minas Farma. “Em dado momento sentimos a necessidade de expandir e cada uma das marcas acaba atendendo de uma forma. Por isso tivemos uma evolução natural para nosso modelo atual”, conta Thiago Marques.

Já o quadro Momento do Parceiro teve a participação do 4º maior distribuidor farmacêutico do país, o Grupo GAM, representado pelo diretor Ezio Oliveira Junior. A empresa atua no sul do Brasil, nas regiões de Santa Catarina, Paraná, interior de São Paulo e no Mato Grosso.

Ezio Oliveira contou que a empresa tem crescido muito em sua atuação. “A Gam apesar de ser uma distribuidora regional, se diferencia das outras porque ela atua não só com a distribuição de medicamentos, mas de A a Z, mostrando um posicionamento totalmente diferenciado do mercado, distribuindo uma grande gama de produtos”, explicou Ezio Oliveira.

O programa Hora do Mercado é uma realização da Febrafar, focando todo o mercado, como deixou claro Edison Tamascia ao término, quando reafirmou sua paixão por pessoas: “a gente tem que cuidar de quem cuida da empresa da gente”.

Assista ao programa completo pelo Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=-ka9woojpsU&t=439s

 

 

Compartilhar via: