19 de novembro de 2024
24 de julho de 2024
O papel do associativismo no Brasil
O presidente da Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) e da Farmarcas, Edison Tamascia, confirmou presença na segunda edição do Imersão Contabiliza Pharma, que acontecerá no dia 22 de agosto de 2024, em Recife (PE), e fará uma palestra exclusiva, abordando diversos assuntos importantes sobre o mercado farmacêutico brasileiro.
Ter Tamascia na grade de palestrantes é uma grande conquista para o evento e, sobretudo, para os participantes, que terão acesso ao conhecimento de uma das maiores referências do segmento no País.
“A importância de iniciativas como a Contabiliza Pharma não se restringe ao público nordestino, mas ao varejo farmacêutico como um todo. Levar conteúdo de qualidade e conhecimento de grandes nomes nacionais para o varejo independente é essencial. Essas iniciativas agregam valor ao proporcionar informações e orientações necessárias para quem está na linha de frente do setor farmacêutico. A Contabiliza Pharma, em particular, é uma iniciativa sensacional nesse sentido.”
Ele foi convidado para participar deste evento com o intuito de falar para o varejo independente e associativismo. “É uma oportunidade para compartilhar ideias e visões que possuo sobre o desenvolvimento do varejo, orientar sobre as transformações no setor e contribuir para o desenvolvimento desses profissionais. É sempre um prazer poder ajudar.”
Tamascia diz que o público pode esperar bastante dedicação e uma análise muito sincera sobre o mercado farmacêutico. “Vou compartilhar minha visão e entendimento sobre o setor, buscando fornecer informações úteis e relevantes.”
Para o executivo, engajar um público que passa o dia inteiro em palestras requer dedicação e uma abordagem dinâmica. “É importante apresentar conteúdo que realmente seja pertinente para a tomada de decisão dos participantes. Não adianta falar sobre caminhos que não sejam reais para os participantes. Por isso pretendo fazer minha apresentação de forma interessante, interativa e relevante, sempre buscando conexão com as experiências e desafios dos participantes.”
O varejo farmacêutico está passando por profundas transformações, incluindo digitalização, precificação mais profissionalizada, e ajustes no mix de produtos para melhorar as margens. Adaptar-se a essas mudanças é um grande desafio, especialmente para aqueles que não estão acompanhando tudo o que está acontecendo.
Já as maiores oportunidades para o varejo farmacêutico estão em se adaptar às novas tendências de digitalização e profissionalização do setor. Implementar práticas de precificação eficazes, ajustar o mix de produtos e adotar novas tecnologias são caminhos promissores.
No que diz respeito ao associativismo, Tamascia explica que trata-se de um modelo de negócios que oferece ao varejo independente ferramentas, processos, metodologias e conhecimento compartilhado. Isso permite que esses varejistas se profissionalizem e se beneficiem das práticas de sucesso já testadas no mercado. É uma excelente alternativa para crescer e competir de maneira mais eficiente.
“O modelo de associativismo que praticamos no Brasil, mas especificamente pela Febrafar, é bastante único. Embora existam associações pelo mundo, muitas são focadas em atividades específicas ou defesa de classe. No Brasil, o associativismo abrange desde a escolha do ponto comercial até programas de fidelidade do consumidor, sendo um modelo bastante completo.”
Sobre o evento
Com o propósito de gerar conhecimento, inovação e crescimento para o segmento farmacêutico, o evento é promovido pela Contabiliza Pharma, empresa da área contábil com mais de 24 anos de experiência.
A imersão tem importância crucial para os donos de farmácia e gestores que querem crescer profissionalmente e impulsionar o crescimento da sua empresa, já que proporciona conhecimento, orientação e transformação para um mercado tão competitivo. “Diariamente ouvimos dos nossos clientes, as dores, anseios e dificuldade num segmento cada vez mais competitivo, onde o médio e pequeno empresário está sucumbido com o crescimento das grandes redes”, revela Isabella.
Esta é a segunda edição do evento, que foi sucesso absoluto em 2023, com público de mais de 400 pessoas.
Confira a programação completa:
PALESTRAS
- Cadri Awad: Precificação inteligente, estratégica e personalizada – a linha tênue entre quebrar e prosperar com a farmácia;
- Marcelo Cristian: Como fazer a farmácia crescer e não apenas funcionar;
- Silvia OSSO: Como a gestão de estoque influencia os resultados de sua farmácia;
- Isabella Luna: Crescimento sustentável – maximizando ganhos através do planejamento tributário estratégico;
- Jauri Siqueira: Serviços de saúde em farmácia – como gerar resultados e revolucionar seu papel no mercado local;
- Daniela Augusta: Jornada da experiência do cliente – os passos definitivos para transformar seus resultados e decolar suas vendas.
- Edison Tamascia: O papel do associativismo no Brasil.
PAINEL
Os caminhos do futuro para o canal farma, com:
- Vinícius Dall’Ovo, diretor executivo da Abradilan;
- Valdomiro Rodrigues, consultor da Febrafar;
- Régis Rodero, diretor comercial da Metalfarma;
- Martin Henkel, CEO da SeniorLab;
- Eduardo Mangione, CEO da ePharma.
O Imersão Contabiliza Pharma é aberto ao público, mas voltado a empresários, gestores, compradores e gerentes de empresa do segmento farmacêutico. OS ingressos estão à venda pelo link Link e pelo WhatsApp (81) 98130-3232.
SERVIÇO
Evento: Imersão Contabiliza Pharma 2024
Data: 22 de agosto de 2024
Onde: Centro de Eventos Recife, da Faculdade Pernambucana de Saúde, Recife (PE)
Horário: das 08h00 às 22h00
Ingressos: Link e pelo WhatsApp (81) 98130-3232.
SOBRE A CONTABILIZA PHARMA
A Contabiliza Pharma nasceu no ano de 2000, com o objetivo de se tornar um escritório especializado em tributação no ramo de medicamentos. Fruto do sonho das irmãs Isabela Queiroz Guimarães Luna e Fernanda Queiroz Guimarães.
Naquele ano, a sócia Isabella era funcionária de uma distribuidora de medicamentos e resolveu juntamente com sua irmã abrir o escritório para atender um público específico, pois entendia que tinha de se especializar e se tornar referência no mercado. Passados quase 23 anos, a empresa se mantém fiel ao seu objetivo, atendendo apenas empresas do segmento farmacêutico e afins (higiene pessoal, cosméticos, correlatos) do atacado e varejo.
Hoje, tem o reconhecimento do mercado pela especialidade tributária no segmento, inclusive com reconhecimento junto à Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco – Gerência de Medicamentos e Atacado, o que permite prestar um serviço de qualidade apresentando ao cliente oportunidades tributárias para dentro de uma gestão tributaria eficiente e eficaz o mesmo posso pagar os impostos de forma correta e justa.